Análises Financeiras

analises_financeiras_balanco_consultoria_empresarial_sao_vicente_contabilidade

Todos nós já ouvimos na mídia casos nacionais e internacionais de resultados milionários enriquecidos por maquiagem de balanço patrimonial e das demonstrações contábeis, que levaram os analistas a divulgação de dividendos vultosos aos investidores e em seguida tais empresas apresentaram quebra.

Ser empresário no Brasil não é tarefa fácil, ser empresário bem sucedido no Brasil é um grande desafio, mas precisamos acreditar que a longo prazo todas as medidas fiscais que estão sendo implementadas pelo Governo, em conjunto com a criação de vantagem competitiva por parte de cada empresário, servirá para retirar do mercado o concorrente desleal o que aumentará todas as nossas chances de evoluir e nos posicionar no mercado de maneira definitiva e eficaz por competência e qualidade.

É importante salientar que cada índice financeiro tem uma função para análise financeira e avaliação do desempenho do negócio, mas para chegarmos a um parecer seguro será necessários combinar vários índices em conjunto. Portanto, nenhum índice utilizado individualmente será capaz de definir com clareza sobre os rumos que os gestores deverão tomar.

Dentre os indicadores financeiros existentes no universo contábil, destacam-se alguns de grande importância para o preparo das Análises Financeiras, são eles: os índices de liquidez, índices de endividamento, índices de rentabilidade e fluxo de caixa operacional.

Índices de Liquidez

Componente do conjunto de relatórios que formam a Análise de Balanço, a finalidade do preparo deste grupo de índices, chamados de Índices de Liquidez, será demonstrar aos gestores a análise da liquidez em diversas situações. Dentre os Índices de Liquidez temos: os Índices de Liquidez Corrente, Índices de Liquidez GeralÍndices de Liquidez Seca. Todos esses índices demonstraram se a empresa tem capacidade financeira para liquidar suas dívidas de curto e longo prazo.

Índices de Endividamento

Componente do conjunto de relatórios que formam a Análise de Balanço, a finalidade do preparo deste grupo de índices, chamados Índices de Endividamento, será demonstrar aos gestores a estratégia utilizada pela empresa para captação de recursos financeiros, ou seja, servirá para sinalizar a posição do patrimônio em relação ao endividamento de curto e longo prazo da empresa.

Índices de Rentabilidade

Componente do conjunto de relatórios que formam a Análise de Balanço, a finalidade do preparo deste grupo de índices, chamado Índices de Rentabilidade, será demonstrar aos gestores as taxas de retorno obtidas pela empresa sob diversos aspectos. De modo geral quanto maior for o índice encontrado melhor será a situação econômica da empresa.

Fluxo de Caixa Operacional – EBITDA

O Fluxo de Caixa Operacional ou EBITDA é um indicador financeiro muito utilizado por analistas de mercado, inclusive, considerado uma importante ferramenta em casos de negociação da empresa nacional com grupos estrangeiros, pois, sua função é exatamente anular todo e qualquer efeito não operacional, podendo medir com maior precisão a produtividade e a eficiência do negócio, oferecendo ao analista a possibilidade de comparação com balanços internacionais.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa de contabilidade que une tradição e atualização constante. Temos uma equipe experiente para realizar as Análises Financeiras da sua empresa. Conte conosco.

Os comentários estão desativados.