Deseja Abrir Uma Empresa? Parte 1

Neste Artigo Trataremos dos Cuidados Antes de Iniciar o Negócio.

Atenção, será preciso planejamento.

Saiba o passo-a-passo para sobrevivência e sucesso do negócio:

Conhecimento do Negócio Escolhido

É fundamental que a escolha do segmento tenha relação com as suas habilidades. Afinal, para que possa administrar bem uma empresa, você precisa entender o ramo de atividade escolhido.

É importante avaliar se o momento econômico do país está propício para acolher mais uma empresa, inclusive estudando a concorrência e os riscos.

Estudo de Mercado

Consiste num conjunto de ações que visa obter informações sobre mercado e empresa. Estes estudos servem para identificar oportunidades e ameaças.

Plano de Negócios

Consiste em colocar no papel tudo o que será necessário para abertura da empresa, desde o capital inicial para suprir os primeiros gastos de compra dos estoques, fabricação do produto, contratação de funcionários e realização das vendas, até a conclusão das análises financeiras para apuração do retorno do investimento inicial.

Pode ser utilizado também como planejamento estratégico e reunir informações necessárias ao bom andamento do negócio, inclusive com o desenvolvimento de estratégias de marketing. 

Escolha do Ponto

Estudar seu cliente potencial pode ser um bom início para avaliação do ponto. Segundo pesquisas realizadas pelo SEBRAE do Paraná, a escolha do ponto no varejo corresponde por 70% da eficácia do negócio.

Se não estiver bem localizado, a clientela irá procurar locais mais seguros para realização de suas compras.

No próximo post, trataremos dos cuidados após o início do negócio.

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *