ENDIVIDAMENTO NAS EMPRESAS

Como se prevenir?

Com o agravamento da crise política, várias empresas se encontram em situação de risco, devido ao endividamento com: fornecedores; fisco; instituições financeiras; entre outros.

O histórico na maioria dos casos revela que o empresário endividado, também é o consumidor endividado, inclusive há casos em que o empresário vive uma vida de “rico” passando para empresa todo ônus.

Ao avaliar os balanços de algumas empresas, chegamos à conclusão que o impacto do endividamento é tão forte que mina qualquer tentativa de recuperação da atividade, o que resulta no adiamento do crescimento, e assim a atividade econômica vai sofrendo esta interferência de uma forma brutal.

Sempre que posso explico ao meu cliente, que o endividamento bancário pode ser comparado a uma “doença grave” dentro da empresa. Os juros que se paga são remédios que diminuem a dor naquele momento, mas a dor volta cada vez pior, os remédios são cada vez mais fortes e a saúde vai se comprometendo…

O governo omisso às questões de reforma fiscal acaba entregando o poder aos bancos, que negocia como querem, ou seja, praticamente sem nenhuma regra de proteção para as empresas.

O tratamento de choque neste caso é assumir que está endividado, e promover uma mudança radical nos hábitos da empresa. O fluxo de caixa é primordial nestas horas, pois, dará ao administrador a verdadeira noção de seus recursos, e dívidas no curto e longo prazo.

Avaliar os ativos da empresa também pode ser uma saída interessante, negociar um bem para promover a diminuição ou quitação de alguma dívida, poderá dar um fôlego extra.

É interessante também verificar a possibilidade de renegociação das dívidas com os bancos. Em alguns casos, as dívidas caem em valor significativo, podendo chegar até 70%. Porém, tal renegociação deve ser feita antes da execução, e normalmente com quitação à vista, mas em alguns casos ainda é possível parcelar.

Para saber mais sobre a elaboração do fluxo de caixa, contate: São Vicente Contabilidade, marcileia@saovicente.com.br

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 36 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *