FLUXO DE CAIXA

SAIBA QUAL A IMPORTÂNCIA

O Fluxo de Caixa serve para controlar as entradas e saídas do dinheiro, em um determinado período.

O Fluxo de Caixa facilita a administração dos recebimentos e pagamentos assumidos. Quando bem elaborado, será uma ferramenta fundamental para a evolução do capital de giro e a possibilidade de investimentos futuros de sua empresa. É também muito utilizado na organização das finanças pessoais.

Quando se fala em Fluxo de Caixa, logo vem em mente à organização do setor de contas a pagar, que administra tão somente os compromissos do dia a dia, a falta de caixa e os socorros para saldar as finanças durante o mês. Engana-se quem estiver dando somente este tipo de importância a esta ferramenta tão valiosa nos dias de hoje, com tanta concorrência e competitividade.

O Fluxo de Caixa é um recurso de gestão que caminha junto com o planejamento estratégico, pois, proporciona ao usuário uma visão conservadora da situação financeira de curto prazo podendo no longo prazo ser uma importante ferramenta de tomada de decisão para investimentos futuros.

O Fluxo de Caixa poderá ser elaborado por grupos de contas,  tais como: Custos e Despesas , Receitas e Investimentos. Dentro de cada grupo, compor de forma analítica todas as contas conforme a necessidade de cada usuário, assim, será possível identificar os maiores gastos e avaliar a redução dos mesmos.

Para saber mais sobre a elaboração do Fluxo de Caixa, contate: São Vicente Contabilidade,  marcileia@saovicente.com.br

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *