GOVERNANÇA CORPORATIVA

Profissionalizar é a palavra de ordem! Saiba decifrar os sinais, que demonstram que sua administração já não é mais a mesma…

Segundo o Código das Melhores Práticas do IBGC, governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre os sócios, conselho de administração, diretoria e órgãos de fiscalização e controle, e demais partes interessadas.

O essencial será entender a necessidade, e deixar de lado os interesses pessoais para administrar a empresa profissionalmente, visando apenas o futuro do negócio.

Governança Corporativa consiste na determinação do proprietário delegar a um administrador o poder de decisão sobre a empresa. Situação em que podem surgir várias dúvidas de entendimento de cada grupo, daquilo que consideram ser o melhor para empresa.

No processo de governança corporativa, os debates acontecem, e remetem a conflitos inerentes a propriedade, e a divergência entre os interesses dos sócios, executivos e o melhor para a empresa.

O fundamento da governança corporativa é converter princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e fortalecer o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando o acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Atualmente é uma prática muito utilizada e fundamental para o crescimento profissional de empresas, que antes eram consideradas meramente familiares, com conflitos de interesses que impactavam diretamente no crescimento do negócio.

Para iniciar o processo, comece avaliando, como está sua contabilidade, seus resultados, suas perspectivas futuras. Verifique com o seu contador sobre a sua opção tributária, aproveite para solicitar a preparação das simulações necessárias, visando à escolha da opção tributária mais econômica para o próximo ano.

Se desejar entender melhor a sua contabilidade, visando futuramente adotar as práticas de governança corporativa contate: São Vicente Contabilidademarcileia@saovicente.com.br

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 37 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *