O que é consultoria empresarial e para que serve?

De forma genérica, a consultoria empresarial é um tipo de prestação de serviço, por um ou mais profissionais qualificados, que visa identificar problemas e propor soluções para empresas de quaisquer segmentos de atuação, sejam elas de pequeno, médio ou grande portes. A consultoria é algo que sempre tem a ver com mudança, movimento e que vai em busca do que há de mais relevante para melhorar o desempenho das corporações e dos negócios em geral.

Porque contratar uma consultoria empresarial?

Muitas vezes o empresário investe tempo e dinheiro no seu negócio e os resultados demoram a aparecer ou são aquém do esperado. Sendo assim, a importância da consultoria empresarial se encontra em sua função estratégica, onde o consultor é o responsável pelo diagnóstico da situação atual da empresa e da posição da mesma em seu mercado e, com isso, pode planejar ações que irão potencializar o desempenho do negócio.

Ao contratar um escritório de consultoria empresarial, sua empresa pode ter uma série de vantagens como: maior rapidez para alcançar resultados positivos, ganhar conhecimentos atualizados sobre o negócio, ter suporte adequado para a tomada de decisão, melhoria geral de desempenho, possibilidade de economizar recursos, reduzir riscos trabalhistas, pagar menos impostos de forma legal, entre outras.

Como funciona consultoria empresarial?

Tendo em vista as diversas áreas que compõem uma empresa e suas especificidades, a análise do negócio pode partir da consultoria administrativa, onde o desempenho geral é analisado. Contudo, em muitos casos pode haver a necessidade de trabalhos específicos que podem envolver, por exemplo, a consultoria tributária e fiscal, quando o assunto é recolhimentos de impostos; a consultoria financeira, para tratar de questões relacionadas a receitas, despesas e investimentos; a consultoria de recursos humanos, que visa a melhoria de processos de contratações, clima organizacional, entre outros.

A função do consultor de empresas sempre irá envolver aconselhamento, identificação e análise de problemas, recomendações e acompanhamento das ações. A consultoria empresarial é um processo interativo onde o profissional deve, em primeiro lugar, auxiliar na resolução de problemas, mas, posteriormente, tem como missão ajudar a construir um posicionamento de mercado adequado a empresa, que a permita elevar seu valor perante aos atuais e aos futuros investidores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *