As 5 perguntas mais comuns sobre consultoria tributária e fiscal

Muita burocracia, excesso de tributos, legislação constantemente modificada e crescimento no volume de obrigações acessórias são apenas algumas das reclamações dos empreendedores brasileiros. Visando minimizar estes e outros problemas, além de ampliar sua competitividade, a busca pelo serviço de consultoria tributária e fiscal, por parte das empresas, vem crescendo a cada dia. Veja a seguir algumas questões recorrentes sobre o tema.

O que é consultoria tributaria? E o que é uma consultoria fiscal?

A consultoria fiscal é um serviço prestado por profissionais da área fiscal, da mesma forma que a consultoria tributária é executada por especialistas da área contábil. As duas têm o objetivo de adequar os procedimentos adotados na apuração e no recolhimento dos impostos diretos e indiretosincidentes sobre suas atividades. Quando bem feito, o trabalho da consultoria tem como resultado a regularização de pagamento de impostos e uma possível redução de custos, quando possível.

Como funciona uma consultoria tributaria? E o que faz uma empresa de consultoria fiscal?

Tanto a consultoria tributária quanto a consultoria fiscal analisam a realidade em que a empresa está inserida, pois mesmo quando falamos de um mesmo segmento de atuação, podem haver diferenças quando o assunto é tributação. O profissional da área contábil estuda as obrigações tributárias e os recolhimentos de impostos com foco no desenvolvimento de um planejamento tributário adequado.

Alguns outros serviços de uma empresa de consultoria tributária e fiscal são: a análise dos procedimentos fiscais, visando o aproveitamento de incentivos; recuperação de créditos fiscais e identificação dos não apropriados; elaboração de consultas e defesas junto ao fisco e, quando aplicável, pedidos de concessão de regime especial; entre outros.

Qual a importância da consultoria tributária para uma empresa?

As empresas de consultoria tributária e fiscal, através de seus serviços, promovem uma série de benefícios às organizações. Dentre eles, citamos a redução de gastos com pagamento de impostos desnecessários; a escolha do melhor regime tributário; o cumprimento de todas as exigências fiscais e tributárias; minimização de riscos com eliminação de erros com relação à apuração de impostos; maior conhecimento dos processos tributários e fiscais; economia de tempo para se dedicar à atividade principal da empresa etc.

Como escolher uma empresa de consultoria fiscal e tributária?

Antes de contratar uma empresa de consultoria fiscal e tributária é preciso analisar se ela conhece seu ramo de atuação e verificar sua experiência, se possível, através de casos de sucesso. Se tiver alguma indicação profissional, melhor ainda. Outro ponto importante é saber qual a metodologia utilizada para o serviço, entendendo assim, o foco da consultoria. Por fim, avalie o custo-benefício, lembrando que a qualidade deve ser perseguida sempre.

Quanto custa uma consultoria tributária e fiscal?

O custo de uma consultoria tributária e fiscal é bem variável, já que existem vários fatores que influenciam o serviço. Horas trabalhadas, equipamentos utilizados, deslocamentos e outros itens que fazem parte da composição de preços. Uma consultoria mais abrangente, que envolva todos os aspectos tributários e fiscais, por exemplo, será mais cara do que uma mais básica. Porém, a característica que, certamente, mais afeta o preço é a qualidade dos profissionais envolvidos. Consultores mais experientes e requisitados são mais caros.

Tem mais alguma dúvida sobre consultoria fiscal e tributária? Deixe seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em esclarecê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *