Quando devo optar pelo Lucro Real?

Podemos te ajudar sobre qual regime tributário é o mais adequado para seu negócio!

A escolha da forma com que o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) serão apurados é fundamental para o equilíbrio contábil de um negócio. Depois de constituídas, as empresas só podem mudar a forma de cálculo desses tributos sobre o lucro depois de um ano completo.

O contador é o profissional especializado para indicar qual o regime tributário é o mais adequado para sua empresa, de acordo com fatores como ramo de atividade, porte, faturamento, entre outros. A opção pode ser feita entre lucro real e lucro presumido ou simples nacional. Porém, cada caso é específico e a apuração do IRPJ e CSLL deverá seguir as regras definidas pela Receita Federal.

O que é Lucro Real?

Lucro Real é a regra geral para a apuração do IR e da CSLL da pessoa jurídica. Nesse regime de tributação, a apuração de impostos é baseada nos resultados contábeis, calculado sobre o lucro líquido da empresa, com os devidos ajustes indicados pela legislação fiscal vigente.

Como os impostos incidem sobre o lucro, se a empresa optante pelo lucro real tiver prejuízo, não haverá pagamento de IRPJ e CSLL.

Saiba mais sobre Lucro Real clicando aqui.

Lucro Real Trimestral ou Lucro Real Anual

Os períodos de apurações do regime lucro real são trimestrais, porém, o contribuinte pode optar por apurar os valores devidos ao fisco anualmente, só que nesse caso, deverá recolher o imposto mensalmente por estimativa.

Despesas dedutíveis lucro real

A opção da tributação pelo lucro real não é cumulativa para o PIS e o COFINS. Mesmo com a alíquota dessas contribuições sendo maiores do que as do lucro presumido (9,25% sobre o faturamento) existe a possibilidade de descontar créditos baseado em alguns itens, como a depreciação de ativos, consumo de energia elétrica, parcelas de leasing, entre outros.

Pela complexidade de como apurar o lucro real, a contabilidade da empresa deve estar sempre em dia para o devido calculo do lucro real e deve contar com sistemas de informação de qualidade para evitar falhas na prestação de contas.

A São Vicente Contabilidade possui estrutura especializada em planejamento tributário para grandes e médias empresas com atuação no mercado nacional e que estejam enquadradas no Lucro Real e Lucro Presumido. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *