Reorganização societária e transformação societária: quando promover mudanças na empresa?

A capacidade de adaptação de uma empresa perante às constantes modificações do cenário econômico, tendências de consumo e à movimentação da concorrência é o que distingue um negócio de sucesso dos demais. Mesmo um plano de negócios consistente e bem trabalhado deve ter flexibilidade suficiente para ser adaptado em virtude de oportunidades ou ameaças que surjam de repente no mercado em que uma empresa atua. A reorganização societária e transformação societária são formas de alterar a rota do empreendimento visando alçar voos mais altos.

O que significa reorganização societária e o que é transformação societária?

A reorganização societária e a transformação societária são formas de modificar sociedades empresariais constituídas. Há quatro modalidades de reorganização societária: cisão, fusão, incorporação e transformação. Cada uma delas produz um efeito diferente nos negócios e deve ser adotada de acordo com o momento que a empresa atravessa.

Qual o objetivo da reorganização societária?

Existem diversos objetivos da aplicação da reorganização das estruturas societárias nas empresas. Dentre eles, são comuns, a eliminação de deficiências, necessidade de atualização tecnológica, ampliação de patrimônio, aprimoramento de estratégias tributárias, dar resposta ao crescimento da concorrência, prover a internacionalização da empresa, resolver conflitos internos, entre outros.

Reorganização societária e Planejamento tributário

A reorganização societária pode ser, também, uma forma de planejamento tributário, já que tem como objetivo o aumento da eficiência das empresas e de sua competitividade no mercado. Essa ação pode proporcionar uma diversificação de negócios além de ser uma alternativa real para viabilizar a redução de custos por meio da economia de tributos. Porém, esse é um tipo de operação chama a atenção do Fisco e, por isso, deve ser realizada sob orientação de consultoria contábil para não haver cometimento de nenhum ato ilegal.

Qual é o momento correto de aplicar uma das formas de reorganização tributária?

Em primeiro lugar é preciso lembrar que empresas de pequeno, médio ou grande porte, que atuem em qualquer segmento, podem passar pelo processo de reorganização societária. Ao se identificar oportunidades no mercado, na concorrência, ou fragilidades expostas em relatórios e demonstrativos contábeis deve-se consultar o contador e/ou escritório de contabilidade que poderá propor estratégias adequadas, caso a caso, entre elas, a reestruturação societária.

2 respostas para “Reorganização societária e transformação societária: quando promover mudanças na empresa?”

  1. Sonia disse:

    Não ajudou a entender como pensar no assunto na minha empresa.

    • kriaktiv disse:

      Prezada Sonia,
      Qual sua dúvida específica ou necessidade?
      De repente podemos lhe auxiliar mais neste sentido.
      Estamos a sua disposição!
      São Vicente Contabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *