CONTABILIDADE FINANCEIRA – PARTE 2

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Gastar mais do que se ganha, geralmente está relacionado ao consumo exagerado e não comedido. Então, para conseguirmos conter o consumo, devemos pensar com critério. Será que precisamos realmente daquele “produto” ou “bem”? Faça sempre a seguinte reflexão: Eu quero ou preciso?

Você já percebeu que é muito mais fácil gastar com cartão de crédito do que com dinheiro vivo? Normalmente temos um pouco de apego pelo dinheiro vivo, então se vamos comprar algo pechinchamos, procuramos produtos genéricos, mudamos de marca. Enfim, percebemos que não estamos tão encorajados a gastar o dinheiro vivo.

Mas quando utilizamos os cartões, dependendo do estado psicológico da pessoa, ela compra por compulsão e depois pode se arrepender.

Para iniciar sua contabilidade financeira, separe todas as despesas do mês e comece a lançar em planilhas de Excel ou caderninho. Procure lançar por título, assim fica mais fácil de entender onde está gastando mais.

Tenha sempre com você um bloquinho de anotação ou anote nas notas de seu celular, tudo o que gastou no dia. No final da semana faça a conta do que gastou. Você vai levar um susto…

Quando o salário acaba na primeira quinzena, algo está errado… Você só vai descobrir fazendo as contas de tudo o que está sendo gasto.

Medidas radicais devem ser tomadas, como quebrar cartões de crédito e fazer as refeições em casa. Quando o alvo é importante, vale a pena alguns sacrifícios.

Para saber mais sobre a contabilidade financeira e planejamento financeiro, continue visitando nosso Blog. Na próxima semana daremos boas dicas para elaboração do fluxo de caixa e como ele poderá contribuir para realização de seus sonhos.

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *