DESPESAS SEM COMPROVAÇÃO

Podem mascarar os resultados pelo Lucro Presumido…

As despesas sem comprovação atrapalham a apuração dos resultados patrimoniais, dando uma breve impressão de lucratividade.

Normalmente, a empresa opta pela sistemática do Lucro Presumido, esperando uma simplificação na escrita contábil. Infelizmente, já se vendeu esta simplificação como prerrogativa para opção. Mas acredite, ela nunca existiu!

Por estar mais distante da fiscalização federal, pois, os o recolhimentos são calculados pelo faturamento, não se levando em conta a documentação para apuração dos resultados, o lucro presumido sempre foi o “queridinho” entre alguns empresários, que não estavam dispostos a uma administração financeira detalhada.

Atualmente com a implantação dos SPEDs, ECD e ECF também para o Lucro Presumido, quebrou-se este paradigma. Então, é importante rever a opção tributária, pois, dependendo da situação, pode ser que não haja mais nenhum motivo para permanência no Lucro Presumido.

Sendo assim, reavalie seus conceitos e procedimentos internos. É necessário exigir de seus fornecedores, a comprovação através de nota fiscal pelos gastos ocorridos. Adotando esta prática, com a elaboração de uma escrita contábil completa e detalhada, será possível a elaboração do planejamento tributário seguro, para escolha da opção mais vantajosa para o próximo ano.

Para saber mais sobre o Lucro Presumido e Lucro Real contate marcileia@saovicente.com.br e aproveite o final do ano para preparar as simulações necessárias visando à escolha da opção tributária mais econômica para o próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *