FINANÇAS

Equilíbrio financeiro em tempos de crise…

Manter as contas equilibradas em tempos de crise requer uma dose extra de esforço e dedicação.

Não é fácil perceber que os ganhos diminuíram, e as despesas fixas tendem a crescer devido à recessão e alta de preços.

É hora de alinhar os gastos na proporção dos ganhos, para isso será necessário sangue frio e muita disciplina.

Estamos em meio a um furacão chamado “crise”, e o maior problema é que a mesma tem motivação política, pois, o país sofreu vários golpes de corrupção e desmandos de toda a ordem. Não temos noção de quando esta fase terá uma melhora, então o mais sensato a se fazer, é apertar o cinto, porque pode ser que o pior nem começou.

Quem de nós não planejou uma vida melhor no decorrer dos anos? Tivemos o poder de escolher nossa atividade profissional, escola para os filhos, local onde morar, enfim, escolher o modo como viver.

E agora diante da situação econômica, precisamos retornar um pouco para trás e desenhar tudo novamente. O orçamento ficou caro, e por vezes não conseguimos viver no mesmo padrão.

Decisão difícil a ser tomada! Precisamos mudar o trajeto, refazer a rota para diminuir despesas, ainda assim vislumbrando um futuro melhor.

Então, mãos à obra, vamos dar graças a Deus que temos como recomeçar, deixar os sentimentos ruins de lado, pois, o simples fato de respirarmos, por si só já é uma dádiva, e talvez viver de uma forma mais simples e comedida, seja no futuro bem próximo mais prazeroso.

Nem sempre diminuir o padrão de vida é característica de “pobreza”, pode ser entendido também como uma forma mais livre de se viver.

Vamos iniciar um exercício de que precisamos de pouco para viver, tal qual os mochileiros que levam tudo que precisam numa mochila e iniciam viagens incríveis.

Todas as decisões da vida possuem dois lados, não quero ver outro lado, que não seja o lado bom, aquele que nos tira da zona de conforto, e nos mostra que podemos ser felizes com bem menos do que temos hoje.

Pensem nisso!

Assistam esse vídeo da exame sobre o assunto:

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 35 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *