O que é lucro não realizado nas demonstrações contábeis?

Sempre que existem transações comerciais envolvendo a empresa investida e a investidora pode ocorrer o chamado Lucro Não Realizado – LNR. Quando a controlada vende qualquer ativo com lucro para a controladora e essa empresa ainda não o revendeu para terceiros, entende-se que para o grupo econômico esse lucro ainda não foi realizado. Por exemplo, quando uma controlada vende um produto para a controladora e a mercadoria permanece em seu estoque, ou seja, ainda não foi revendida para terceiros, o lucro que a controlada obteve na venda tem que ser eliminado contra o estoque da controladora.

Muitas vezes pode ocorrer da controlada distribuir este mesmo lucro e, dessa forma, para a controladora vai haver recebimento antecipado de dividendos. Na contabilidade é preciso ter atenção especial para a consolidação das demonstrações contábeis quando ocorre a distribuição do lucro não realizado e a forma de apresentação desses dividendos antecipados nas demonstrações individuais das empresas controladoras e das controladas.

Demonstrações contábeis exigidas pela legislação brasileira

Para se avaliar os investimentos de empresas controladoras em suas controladas as demonstrações contábeis consolidadas são as mais adequadas, pois elas eliminam toda e qualquer operação realizada entre empresas de um mesmo grupo. Desde 1976, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) exige a consolidação das demonstrações contábeis às companhias abertas no Brasil. Mais recentemente, foi instituída a consolidação proporcional devido ao crescente número de joint ventures onde os investimentos têm controle compartilhado.

Estoque x lucro real

É comum que empresas de um mesmo grupo econômico façam transações comerciais entre si. Na gestão contábil essas operações são apresentadas nas demonstrações individuais, porém devem ser excluídas das demonstrações consolidadas, pois só assim elas passam a refletir a situação real econômico-financeira de um grupo. O intuito dessa eliminação é espelhar o real valor do estoque adquirido de terceiros, uma vez que o balanço consolidado deve apresentar os valores como se elas fossem uma única empresa.

A São Vicente Contabilidade é um escritório de contabilidade com foco em empresas de lucro real e lucro presumido e tem uma equipe altamente capacitada em demonstrativos contábeis que apoiam a tomada de decisão. Conte conosco para uma completa assessoria contábil para a sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *