PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Entre em 2015 com o pé direito, e o bolso organizado…

Muito debatido atualmente, o planejamento financeiro ou a educação financeira, tem tomado lugar de destaque nas mídias do mundo inteiro. Afinal, lidamos diariamente com o dinheiro ou com a falta dele.

O planejamento financeiro consiste basicamente em organizar as contas e compromissos, e reconhecer o momento de quebrar o paradigma e iniciar com disciplina e determinação um plano para tornar verdadeiros os objetivos para uma vida melhor.

Aproveite o 13º. salário e os ganhos do final de ano para dar um upgrade em suas finanças,  diminuindo dívidas e definindo metas pessoais que visam à realização dos sonhos de curto, médio e longo prazos.

Primeiro passo: obedecendo à ordem das prioridades, organize em uma planilha suas contas. Em contabilidade, damos o nome de fluxo de caixa. Neste fluxo, detalhe todas as contas (despesas) e também os valores dos rendimentos (receitas). Verifique se houve estouro de caixa, ou seja, se os gastos foram maiores que os rendimentos.

Se houve falta de caixa, avalie em suas contas o que poderá ser cortado, negociado, liquidado. Todo esforço será bem-vindo para sanar as dívidas e sonhar com os próximos passos: poupança e investimentos.

Segundo passo: na sequência inicie uma poupança para períodos emergenciais e para lapidar este processo, o terceiro passo será investimentos: isto sim será a cereja do bolo e para iniciar reflita sobre que perfil de investidor você poderá ser classificado: conservador, moderado ou arriscado.

Para cada perfil de investidor, as instituições financeiras possuem investimentos sob medida e você poderá avaliar hoje o quanto pretende ter no futuro.

Para saber mais sobre Educação Financeira contate marcileia@saovicente.com.br e aproveite o final do ano para preparar as simulações necessárias visando à melhoria de suas finanças para o próximo ano.

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *