6 formas de evitar atraso na contabilidade que você precisa saber

Existem muitos desafios na atividade contábil e, dentre eles, um é muito comum: o atraso na contabilidade. Isso se deve à desorganização, à falta de conhecimento ou até mesmo à intransigência do empresário. A contabilidade atrasada ou falta de documentos e prestação de informações fora dos prazos legais geram graves prejuízos às empresas e prejudicam a administração do negócio. Veja algumas dicas para evitar que esse problema venha a atrapalhar seu empreendimento.

1- Tenha um escritório de contabilidade trabalhando para você

Contratar um escritório de contabilidade para trabalhar para sua empresa é a melhor opção. A experiência e o profissionalismo de uma equipe capacitada na área trazem segurança para você. Dessa forma, a administração do seu negócio será mais assertiva no cumprimento de prazos, com eliminação de erros e aprimoramento da gestão contábil.

2- Não atrase o envio da documentação para o contabilista

A documentação correta, recebida dentro do prazo, é a base do trabalho do contabilista. Ao enviar a documentação o mais rápido possível, o profissional pode efetuar os devidos lançamentos, prestar informações ao fisco, bem como efetuar os devidos pagamentos. Assim, evitam-se multas, retrabalho e pendências junto aos órgãos fiscalizadores.

3- Mantenha contato com quem cuida da contabilidade da empresa

O profissional de contabilidade é mais do que um executor de tarefas. Ele é quem deve orientar e prestar assessoria quando o assunto são tributos e prestação de informações ao fisco. Muitas vezes, o contador também orienta a gestão financeira e contábil e, por isso, auxilia no controle de prazos, mantendo a contabilidade da empresa em dia.

4- Separar gastos pessoais das contas da empresa também ajuda a evitar atraso na execução da contabilidade

Misturar as contas pessoais com as da empresa pode ser desastroso para sua gestão contábil. Além de uma movimentação financeira irregular, que mascara resultados reais, usar recursos da pessoa jurídica para pagar compromissos da pessoa física também atrapalha na organização dos documentos e pode levar a erros e atrasos na execução da contabilidade da empresa.

5- Analise as contas da empresa periodicamente para evitar os atrasos na contabilidade

Mesmo quando contar com um serviço de contabilidade terceirizado, é importante analisar as contas da empresa periodicamente. Um prazo mínimo para isso é a cada mês, pois caso haja alguma distorção ou irregularidade, quando detectada a tempo, fica mais fácil de corrigi-la. Esse procedimento evita atrasos na contabilidade e contribui para a gestão da empresa.

6- Utilize sistemas de gestão empresarial

Muitas empresas que possuem contabilidade com atraso não possuem sistemas de controle e gestão empresarial, como um ERP. Ao implantar essa ferramenta no seu negócio é possível otimizar muitos processos, organizar automaticamente as finanças e obter uma melhor visão sobre sua empresa, como um todo. Devido à automatização e à conectividade, um ERP permite enviar dados online para o escritório contábil, o que representa ganho de produtividade.

Gostou das dicas desse post? Quer saber mais sobre como manter a contabilidade em dia e melhorar a performance do seu negócio? Entre em contato conosco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *