Cálculo PIS – COFINS

calculo_pis_cofins_area_fiscal_sao_vicente_contabilidade

O Cálculo do PIS – COFINS é realizado mensalmente, e passou por algumas mudanças nos últimos dez anos e tornou-se mais complicado. Anteriormente, bastava aplicar a alíquota de 0,65% sobre o faturamento para calcular o PIS e 3% também sobre o faturamento para a COFINS.

Hoje, incidem sobre estes impostos os regimes: cumulativo, não cumulativo, de substituição tributária, etc. Além disso, as importações que antes não eram tributadas pela PIS – COFINS, passaram a ser.

Nas empresas tributadas pelo Lucro Presumido as alíquotas do Cofins e alíquotas do PIS são menores que as tributadas pelo Lucro Real (3% para o COFINS e 0,65% para o PIS, percentual este aplicado sobre o faturamento); mas o regime aplicado é o cumulativo, e este não dá direito ao crédito previsto na legislação tributária.

Já nas empresas tributadas pelo Lucro Real as alíquotas aplicadas são maiores, mas o regime aplicado o não cumulativo, e este dá direito aos créditos previstos na legislação tributária.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa de contabilidade que une tradição e atualização constante. Temos uma equipe formada por contadores e tributaristas experientes que poderão auxiliá-lo no cálculo de PIS/COFINS da sua empresa. Conte conosco.

Os comentários estão desativados.