CONCORRÊNCIA DESLEAL NA CONTABILIDADE

Na contabilidade também ocorre à concorrência desleal!

Imagine que um cliente desesperado procurou seu escritório há uns cinco anos, vitima de um trabalho contábil sem qualidade.

Prospectar este cliente foi um custo financeiro significativo e um desafio para as equipes, que trabalharam intensamente para chegar às informações necessárias, para início do trabalho.

Funcionários sem histórico, informações fiscais deformadas, contabilidade sem nenhum critério, e acreditem optante pelo Lucro Real com apuração de prejuízos constantes.

A negociação dos honorários desde o início foram tensas, e debatidas a cada reajuste contratual.

Mas enfim, tudo estava perfeitamente normal e correndo bem. Funcionários com assessoria trabalhista e previdenciáriaescrita fiscal dentro da normalidade; escrita contábil impecável. Optante pelo Lucro Real, com apuração de tributos por balancete de suspensão e redução, que significa dizer com recolhimentos do IRPJ e CSLL sempre apurados pelo valor justo, ou seja, pelo lucro auferido.

Balanço e balancete com todas as composições de contas em perfeito estado, ainda ousamos em relatar que por vezes encontramos e alertamos sobre pagamentos em duplicidades detectados na conciliação bancária, que prejudicava o fluxo de caixa do cliente.

Quando de repente, somos abordados por um pedido de rescisão!

Motivo: O cliente encontrou honorários 1/3 mais baratos que os praticados. Sem explicação condizente, ele simplesmente vai embora. Os funcionários da empresa ficam desesperados buscando explicações, pois, dizem que ficou tudo conturbado com a nossa saída.

Agora vamos pensar criticamente, não há milagres na prestação de serviços, os custos com profissionais habilitados são enormes, como que a concorrência conseguiria prestar os mesmos serviços, cobrando um preço irrisório?

Contabilidade é coisa séria, devemos preservar o banco de dados, e não um bando de dados que existem na escrita contábil, mas não são criticados por uma conciliação contábil financeira.

Qualquer semelhança é mera coincidência, infelizmente fatos como este, acontecem no segmento contábil.


Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 37 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *