Conheça a importância de uma boa consultoria contábil

A dinâmica do mercado e a crescente competitividade exigem dos empresários criatividade e inovação para encontrarem saídas e poderem criar diferenciais em relação à concorrência. A racionalização de custos e a correta formação de preços também são fatores de muita importância para sobreviver nessa verdadeira selva. Nesse contexto, conhecer bem seu negócio e a estrutura de sua empresa é fundamental para atingir os objetivos. Para isso, um dos serviços que você mais precisa é de uma boa consultoria contábil.

O que é consultoria contábil?

É um trabalho que pode ser desenvolvido por um profissional de contabilidade ou por uma equipe de profissionais da área. O intuito do serviço é analisar e interpretar todos os fatos da rotina de uma empresa. Com a posse das informações dos registros diários e das demonstrações financeiras da empresa, esse profissional tem acesso a informações relevantes que permitem prestar uma assessoria eficiente e assertiva, não apenas da parte contábil, mas também da fiscal, previdenciária e trabalhista, podendo, assim, melhorar a performance da empresa.

O que faz uma consultoria contábil?

Uma assessoria contábil de qualidade pode ser útil, por exemplo, na tomada de decisão sobre o enquadramento fiscal de uma empresa. Esse item determina a faixa de imposto em que ela se encaixa, ou seja, é o que define se seu regime será o simples nacional, lucro presumido ou lucro real. De acordo com o porte da empresa, os impostos impactam diretamente em sua margem de lucro. Por isso, é fundamental ser bem assessorado para não perder vantagens diante do mercado.

Outra importe função dos serviços de consultoria contábil é fazer com que os administradores entendam os demonstrativos e, assim, auxiliar a empresa nas tomadas de decisões de negócios, como contratações, demissões ou investimentos em novas linhas de produtos ou filiais, por exemplo. A assessoria ainda tem como atributo o planejamento contábil das questões fiscais e tributárias da empresa permitindo ao empresário saber com antecedência de suas obrigações, o que permite a correta alocação de recursos.

Quanto custa uma consultoria contábil?

Os custos para se contratar uma consultoria na área contábil podem variar bastante de região para região. Os preços apresentam variações, também, de acordo com o tempo dedicado a realização dos serviços, do custo de cada cliente por hora dedicada, dos custos diretos e indiretos do escritório e da margem de lucro praticada.

Apesar da necessidade de racionalização de custos nas empresas, entenda que a assessoria contábil é um investimento é não um gasto desnecessário. Pense no quanto pode ser economizado com pagamento correto e em dia de impostos, nas vantagens de poder tomar decisões embasadas em dados contábeis bem apurados ou ainda em ser compensado ao restituir valores pagos de tributos pagos indevidamente. A São Vicente contabilidade é um escritório de consultoria contábil que oferece os melhores serviços com preços justos.

Consulte-nos e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *