CONSULTORIA EMPRESARIAL

Precisa de ajuda?      

Em época de crise econômica aumenta a busca por ajuda administrativa e financeira. Normalmente, na prospecção de clientes, observamos que o empresário não sabe muito bem do que precisa. A única certeza dele, é que seu negócio não está andando como deveria.

É bem importante quando o empresário tem esta percepção, pois, a partir daí, poderá procurar ajuda. Infelizmente, na maioria das vezes, a percepção não provém de uma contabilidade mal estruturada; na verdade o empresário dificilmente consegue corresponder ao desconforto do dia-a-dia com uma contabilidade que não o direciona para ações e tomada de decisão.

Muitas vezes o empresário não se relaciona com o seu contador de forma clara e com parceria. Costumo dizer que contador é igual médico: se o cliente não agir como paciente, dificilmente o profissional conseguirá diagnosticar os problemas. Não adianta tentar esconder, qualquer que seja a situação ou particularidade da empresa, pois agindo desta forma a contabilidade não conseguirá demonstrar a realidade dos resultados.

Em todos estes anos no segmento contábil, já presenciei, na prospecção de clientes, vários empresários que buscam consultoria, mas na verdade precisam mesmo de um contador dedicado e preocupado com as tendências de mercado, que possa elaborar uma contabilidade dentro dos padrões exigidos pela legislação, mas focando sempre na prosperidade do negócio.

Na carência de serem ouvidos e ajudados, os empresários acabam por relatar operações do dia-a-dia que podem ser facilmente contabilizadas e promover nos balancetes, resultados mais próximos da realidade. Precisamos desmitificar que contabilidade só serve para atender o fisco. Contabilidade serve para tomar decisões e recalcular a rota do negócio!

Em minha opinião, está longe o tempo em que se tratava contabilidade de forma isolada. Atualmente, contabilidade está intrinsicamente ligada com consultoria e assessoria empresarial. E boa parte dos profissionais de contabilidade está preparada para atender o cliente em todas as dificuldades administrativas e financeiras.

Para saber mais sobre Consultoria Empresarial, contate: São Vicente Contabilidade,  marcileia@saovicente.com.br

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 35 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *