CONTABILIDADE

Em tempos de “Lava Jato”, como confiar nas parcerias?

Empresas sérias precisam de profissionais de contabilidade sérios!

As empresas precisam de profissionais de contabilidade sérios, que possuam estrutura para atendimento; segurança na prestação de serviços; trabalho de qualidade; comparação de resultados para escolha da opção tributária; relatórios financeiros confiáveis para tomada de decisão. Enfim, o básico que um profissional possa oferecer para dar segurança ao seu cliente.

Quando a empresa tem a intenção de contratar um profissional de contabilidade, ela pode se cercar de informações que transmitam segurança nesta contratação, tais como: O tempo que a empresa de contabilidade está no mercado; o contrato de prestação de serviços; se possui seguro com cobertura para multas devido a alguma falha ou erro; plano de retenção de funcionários.  Enfim, ela pode inclusive solicitar uma lista de clientes e pesquisar a veracidade das informações.

Profissionais de contabilidade sérios procuram clientes sérios!

Angariar bons clientes não é tarefa fácil, principalmente em tempos de crise, com a ética tão abalada como a que estamos vivendo hoje.

As informações declaradas na hora da prospecção precisam ser validadas para que possamos dar continuidade ao processo de prospecção. Alguns conceitos deverão ser debatidos dentro das empresas de contabilidade. Será necessário avaliar os riscos, pois, não podemos mais gerar uma proposta de prestação de serviços, sem efetivamente conhecer o negócio e a conduta do cliente.

Aquele jargão que diz “o cliente sempre tem razão” está um pouco ultrapassado, o mundo mudou e o respeito deve ser mútuo nas parcerias.

De acordo com a Lei 12.683/2012, do crime de lavagem de dinheiro, o profissional de contabilidade pode acabar como cúmplice dos atos e fatos ilícitos do cliente. Os profissionais de contabilidade devem declarar ao COAF todas as práticas duvidosas encontradas durante a escrituração contábil de seu cliente.

Se desejar nos conhecer, visite nosso site, aprecie nossos artigos no Blog, mantenha contato com marcileia@saovicente.com.br .

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 36 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *