CONTABILIDADE BRASILEIRA EM PADRÃO INTERNACIONAL

AGORA É PRA VALER!

Desde 2008, o debate é árduo sobre a abrangência do padrão internacional na contabilidade brasileira. Muito se falou e se escreveu sobre o assunto, mas as dificuldades são imensas para o universo das PMEs  – pequenas e médias empresas.

No final de 2013, fomos surpreendidos com a polêmica Medida Provisória 627. Em 05/2014 a Lei 12.973 foi sancionada, dando fim ao RTT Regime Tributário de Transição.

Agora temos um grande desafio pela frente, que será digerir tudo o que está previsto em Lei e entender as regulamentações mediante as Instruções Normativas que já começaram a ser divulgadas. Afinal, os procedimentos serão obrigatórios a partir de 1º.de janeiro de 2015.

A adequação da contabilidade brasileira ao padrão internacional, consiste na possibilidade de comparação dos balanços brasileiros com os balanços internacionais. Este movimento foi adotado por boa parte dos países, objetivando atrair investimentos estrangeiros via negociação das empresas.

Vale ressaltar, que as modificações serão complexas e exigirão dos profissionais de contabilidade boa dose de paciência, e das empresas de contabilidade e consultoria altos investimentos em software e capacitação de funcionários. Serão muitas horas de cursos e treinamentos para entender os procedimentos necessários para cada tamanho de empresa.

Contudo, o maior desafio será explicar e obter a adesão dos clientes neste processo; afinal, vários procedimentos necessitarão da parceria da equipe interna da empresa.

Enfim, chegou a hora do pequeno e médio empresário adotar a contabilidade não somente como geradora de tributos e contribuições para o fisco, mas como instrumento necessário para gerenciar os resultados e o desempenho de seu negócio.

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *