DESPESAS NÃO NECESSÁRIAS PARA ATIVIDADE

O CARF decide que despesas não necessárias à atividade empresarial, não podem ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social no Lucro Real.

Como exemplo para este critério, as despesas com confraternização de final de ano, o CARF se manifestou contrário aos gastos com festejos de confraternização e com clubes de lazer voltados a empregados.

A regra citada pelo Conselho Administrativo de Recursos FiscaisCARF é clara, e poderá ser adotada, inclusive para outros gastos ocorridos na empresa.

O artigo 299 do Regulamento do Imposto de Renda – RIR define que: são considerados operacionais os gastos necessários para a produção de bens ou para a prestação de serviços por uma empresa.

Fique atento ao planejar comemorações em sua empresa. Faça sempre o seguinte questionamento: A atividade da empresa depende deste evento? Seja crítico com sua resposta.

Para saber mais sobre o Lucro Real, contate marcileia@saovicente.com.br  e aproveite para preparar as simulações necessárias, visando à escolha da opção tributária mais econômica para o próximo ano.


Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 37 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *