Em nova fase, quando o e-social entrará em vigor?

Desde 26 de junho de 2017 uma nova etapa do e-Social já está valendo. A partir dessa data houve a liberação do ambiente restrito de produção, que permite a todos os empregadores a validação das adaptações de seu sistema operacional ao e-Social. Essa é uma importante fase para a nova forma de prestação de informações ao FGTS e ao Governo Federal.

Quando começa e-social?

De acordo com o Ministério do Trabalho e o Ministério da Fazenda, a partir de 1º de janeiro de 2018, todas as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões por ano serão obrigadas a adotar o sistema. As demais empresas terão que aderir ao e-social no segundo semestre, a partir de 1º de junho de 2018, momento quando o e-social entrará em vigor de forma completa.

e-social benefícios

Muito tem se falado sobre esse tema. Mas, afinal, o e-social para que serve? Ele é um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações de seus empregados pelos empregadores, em cumprimento à prestação de informações relativas às obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e ao FGTS, de forma unificada.

O e-social, quando for implantado na íntegra, vai representar a substituição de 15 prestações de informação ao governo, por parte das empresas, por apenas uma. Ou seja, o e-social nas empresas veio para reduzir a burocracia e facilitar a fiscalização, que passa a ser feita pelo arquivo digital enviado ao Governo.

e-social atualização cadastral

A validação das informações cadastrais recebidas é prioridade do e-social para empresas. Os dados dos empregadores são confrontados com o CNPJ e as informações dos empregados com a base de CPFs e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O sistema disponibiliza uma ferramenta chamada Consulta Qualificação Cadastral (CQC) que permite a verificação dos dados informados e orienta quanto a possíveis divergências.

A São Vicente contabilidade possui profissionais especializados para prestarem assessoria no e-social pessoa jurídica com alto nível de competência.

Consulte-nos e saiba mais sobre o e-social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *