Cálculo INSS – GPS

calculo_inss_gps_sao_vicente_contabilidade

Para o cálculo INSS GPS devem ser considerados: o valor do salário do funcionário e o tipo de tributação da empresa. A alíquota descontada do funcionário varia de 8% a 11%. Sendo o valor do INSS proporcional ao salário (quanto maior o salário maior a porcentagem de contribuição). Além disso, as empresas tributadas pelo Lucro Real e Lucro Presumido tem um cálculo INSS empresa específico, pois, devem contribuir com uma porcentagem que pode chegar até 30% sobre o valor da sua folha de pagamento.

O INSS foi criado especialmente para garantir a aposentadoria dos cidadãos.

A sigla INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social e é um órgão do Ministério da Previdência Social ligado diretamente ao Governo. Essa contribuição é recolhida através da Guia de Previdência Social – GPS

O vencimento da Guia de Previdência Social – GPS é no dia 20 do mês subsequente ao mês de competência do salário. Podendo adiantar caso o dia 20 caia num feriado ou final de semana. Se a empresa não recolher a guia nessa data, deverá solicitar ao contador a realização do cálculo de INSS em atraso para pagamento da GPS em atraso.

O INSS é o responsável por receber as contribuições dos indivíduos. Esse órgão realiza os pagamentos de auxílio-doença, aposentadorias, auxílio-acidente, pensão por morte e outros benefícios previsto por lei. Cada estado brasileiro tem suas próprias regras, em relação à previdência social, criando contribuições específicas para cada um.

A previdência social é uma espécie de seguro que todos os trabalhadores regidos pela CLT necessitam contribuir durante o exercício da profissão. O INSS também é responsável por repassar o controle de renda às pessoas que estejam impedidas de trabalhar ou aposentados. 

A São Vicente Contabilidade é uma empresa de contabilidade que une tradição e atualização constante. Temos uma equipe formada por analistas experientes para assessorá-lo no Cálculo de INSS – GPS da sua empresa. Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade e segurança para que você possa manter o foco nos negócios da sua empresa. Conte conosco.

Os comentários estão desativados.