e-Social

e-social_sao_vicente_contabilidade

O que é e-Social?

Todas as empresas brasileiras que atuam no regime de Lucro Real e Lucro Presumido devem estar cadastradas no e-Social, que é um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped.

O e-Social promove uma grande e complexa mudança comportamental na gestão das informações das empresas na área trabalhista e previdenciária, envolvendo todos os departamentos das organizações.
Vale ressaltar que a aplicação técnica da legislação trabalhista e previdenciária não foi alterada.

O e-Social que é vulgarmente chamado de “e-social folha de pagamento está embasado em 03 grandes objetivos:

  1. Garantir direitos trabalhistas e previdenciários;
  2. Simplificar o cumprimento das obrigações e,
  3. Aprimorar a qualidade da informação da seguridade social.

Atualmente, cada obrigação mensal e anual tem o seu padrão próprio, o qual dificulta a centralização das informações do trabalhador. Com o e-Social ou SPED Social, a informação ficará totalmente centralizada, reduzindo a burocracia e facilitando a fiscalização. O arquivo digital suprirá as necessidades da Receita Federal, Ministérios do Trabalho e Previdência Social, Caixa Econômica Federal ­ FGTS, além da Justiça do Trabalho.

O e-Social, propõe uma possível substituição de algumas obrigações trabalhistas acessórias como a GFIP (Guia de Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social), CAGED (Cadastro geral de empregados e desempregados), RAIS (Relação Anual das Informações Sociais), DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), entre outras.  

O êxito no processo de implantação com tanto rigor, está muito além do aspecto técnico; é necessário planejamento e comprometimento dos diversos departamentos da empresa. Todos terão suas rotinas profundamente modificadas, pois o e-Social é um caminho sem volta e deixará a empresa exposta com tantas informações diárias e mensais sendo publicadas. A fiscalização não será mais em sua empresa, e sim pelo arquivo digital e-Social, podendo haver uma avalanche de autos de infração e/ou notificações, se a empresa não estiver conscientizada que a forma de administrar mudou e que não haverá mais lugar para o “jeitinho”.

É imprescindível a compreensão, bem como definição das responsabilidades dos departamentos internos da empresa, sendo: fiscal, contábil, jurídico, financeiro e a atualização dos dados dos funcionários, que também serão responsáveis pelo fornecimento correto, bem como os prestadores de serviços contábeis e de segurança e medicina do trabalho. O arquivo digital e-Social contemplará as informações pertinentes a todos.

Diferentemente do que se possa imaginar não apenas o RH e /ou Departamento Pessoal estarão envolvidos na captação ou na cobrança de tais informações, tendo tempo de avaliar se todos os departamentos cumpriram as obrigações diárias e mensais. Cada um deverá fazer sua parte, observando sempre o prazo do e-social, tendo a ciência que as penalidades não serão contornadas, pois elas serão de forma automática e a empresa poderá ser bloqueada nas emissões de certidões negativas, que por vezes é fundamental na captação de novos negócios.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa de contabilidade que une tradição e atualização constante. Temos uma equipe formada por analistas experientes para assessorá-lo no e-Social. Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade e segurança para que você possa manter o foco nos negócios da sua empresa. Conte conosco.

Salientamos que as informações contidas nessa orientação são baseadas no Manual de Orientação do e-Social, versão: 1.1 ­ (Sujeito a alterações) – Publicada em janeiro de 2014.

Os comentários estão desativados.