LUCRO REAL TRIMESTRAL

Lucro Real Conceito

Lucro Real é uma forma de apuração de impostos em que a base de cálculo do tributo será o lucro líquido apurado na escrita contábil, ajustado por adições, exclusões e compensação de prejuízos, escriturados no livro de apuração do lucro real.

No Lucro Real, a escolha será uma vez por ano e a opção será irretratável para todo o período. O cálculo do IRPJ e CSLL poderá ser trimestral ou anual, e a formalização da opção tributária se dará pelo recolhimento do primeiro DARF.

No Lucro Real Trimestral será preparado um balancete do trimestre e apurado o lucro do período.

Se a empresa apurar lucros em todos os trimestres, será possível obter um ganho financeiro, porque ao invés de desembolsar dinheiro todos os meses para prestar contas com o fisco federal, os recolhimentos serão postergados para o último dia útil do mês subsequente ao encerramento do trimestre, podendo ainda ser dividido em até 03 parcelas iguais.

Se ocorrer o contrário, ou seja, no 1º trimestre apurou prejuízos e no 2º.trimestre apurou lucros, e assim sucessivamente, na opção trimestral haverá perdas significativas, pois, o prejuízo de um período só poderá ser compensado no limite de 30% dos lucros do trimestre subsequente.

Para saber mais sobre o Lucro Real Trimestral contate marcileia@saovicente.com.br e aproveite o final do ano para preparar as simulações necessárias visando à escolha da opção tributária mais econômica para o próximo ano.

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *