O QUE É LUCRO REAL?

O que é Lucro Real?

Lucro Real é um sistema de apuração de impostos federais, em que a base de cálculo do tributo será o lucro líquido apurado na escrita contábil, ajustado por adições, exclusões e compensação de prejuízos, escriturados no livro de apuração do lucro real – LALUR.

Adições são despesas ou custos que não tem validade para diminuição da base de cálculo e consequente redução dos tributos. Exclusões são abatimentos autorizados pelo fisco. Compensações ocorrem quando a empresa possui prejuízos fiscais de períodos anteriores.

No Lucro Real, a escolha será uma vez por ano e a opção será irretratável para todo o período. O cálculo do IRPJ e CSLL poderá ser trimestral ou anual, e a formalização da opção tributária se dará pelo recolhimento do primeiro DARF.

Quando a empresa optar pelo Lucro Real, salvo algumas exceções, o cálculo do PIS e da COFINS será realizado pelo regime não cumulativo, no qual a alíquota total será de 9,25% sobre o faturamento (PIS 1,65% e COFINS 7,60%).

Apesar das alíquotas serem maiores para as empresas optantes pelo Lucro Real, há nesse regime o direito, entre outros, ao abatimento de créditos auferido pelas compras realizadas no mês, de acordo com legislação vigente.

Para saber mais sobre o Lucro Real, contate marcileia@saovicente.com.br  e aproveite o final do ano para preparar as simulações necessárias, visando à escolha da opção tributária mais econômica para o próximo ano.

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *