O que é o plano de contas e qual a sua importância nas empresas?

Conhecido também por elenco de contas ou estrutura de contas, o plano de contas é uma lista, organizada sistematicamente, com o conjunto de todas as contas existentes em uma empresa. Dessa forma, essa ferramenta reúne todos os eventos, movimentações econômico-financeiras que acontecem durante o período de atividade do negócio.

A importância do Plano de Contas

Ter um plano de contas completo, bem estruturado e atualizado é fundamental para a gestão, pois esse instrumento apoia as ações de contabilidade empresarial e serve como base para a elaboração de demonstrativos contábeis, como o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial.

A estrutura do Plano de Contas

A estrutura de um plano de contas não costuma variar muito. Porém, é recomendável a elaboração de planos específicos para cada empresa, pois cada uma tem suas peculiaridades que variam em função do ramo de atividade, porte, localização etc. Um plano genérico pode acabar não prevendo determinadas ações específicas de cada negócio.

Um elenco de contas deve ser elaborado com as mesmas estruturas de um Balanço Patrimonial e do DRE. Não há uma regra que estipule um número máximo de contas, mas ele deve ser flexível para que se possa fazer novas inclusões, caso seja necessário. O detalhamento do plano de contas será determinado pelo contador levando em conta a necessidade de registro de toda a atividade da empresa.

O plano de contas possui divisões em quatro grupos: Ativos, Passivos, Receitas e Despesas. Dentro de cada um desses são criadas contas sintéticas ou agrupadoras. A partir daí, há o detalhamento por contas e subcontas. Para facilitar a identificação de cada item, o plano costuma ser codificado. Essa codificação não segue uma regra, mas em geral, é feita de forma que permita se identificar, sem permeio, as contas patrimoniais e de resultado.

A São Vicente Contabilidade é um escritório contábil que está preparado para atender a todas as necessidades relacionadas a planos de contas, especialmente nas empresas que adotam o regime tributário de lucro real e lucro presumido. Consulte nossos especialistas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *