Relatórios contábeis para tomada de decisão

Nos dias de hoje, contar com ferramentas que apoiem as decisões estratégicas de negócio pode significar o sucesso na superação da crise e da concorrência. Nesse contexto, o relatório contábil é fundamental para o gestor, independentemente do segmento de atuação ou do porte da empresa.

Relatórios contábeis e seus objetivos

Os relatórios contábeis são instrumentos que permitem aos administradores analisarem a situação atual da empresa e, com isso, detectar problemas e buscar soluções. O relatório contábil de uma empresa é conhecido também como demonstrativo contábil ou informe contábil. É uma forma sintética e objetiva de apresentar dados econômicos/financeiros de uma empresa dentro de um período de tempo.

Existem os relatórios contábeis obrigatórios e os não obrigatórios. Os obrigatórios são os que apresentam informações do patrimônio, dados de lucro, prejuízo e a origem dos recursos.Dentre eles, podemos citar o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado (DRE) etc.

Balanço patrimonial

Esse tipo de demonstração financeira é obrigatória, conhecida também como balancete, e pode ser considerada a única forma de validação das obrigações federais no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). No balanço patrimonial são apresentados o ativo (direitos) e o passivo (obrigações), o que permite uma gestão de patrimônio eficiente.

Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE)

Relatório contábil obrigatório por lei, o DRE confronta a receita bruta de vendas com as despesas de vendas em um determinado período. O resultado líquido do exercício, antes da incidência do imposto de renda, é apresentado como lucro ou prejuízo operacional.

Escrituração contábil

Para a preparação dos relatórios contábeis obrigatórios é fundamental que o administrador da empresa seja organizado e envie toda a documentação fiscal e contábil para que o escritório de contabilidade possa efetuar toda conciliação e apurações das informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *