Saiba porque emitir nota fiscal é uma vantagem para seu negócio

Apesar de ser algo comum, corriqueiro, ainda existem muitas empresas que desconhecem o porque emitir nota fiscal em todas as suas transações comerciais. Independentemente do porte da empresa, é obrigação dos administradores conhecerem a importância desse documento e entenderem que existem vantagens na emissão da NF aos negócios.

Para que serve nota fiscal?

A nota fiscal (NF) é um documento comprobatório de trocas comerciais, que permite que o governo acompanhe e recolha o pagamento dos tributos sobre as mercadorias adquiridas e vendidas. A Lei 8137/1990 define que é obrigação da empresa fornecer NF, ou documento equivalente, relativo a venda de mercadoria ou prestação de serviços, efetivamente realizados. Dessa forma, se você está obrigado a emitir nota e não o faz, você está descumprindo suas obrigações legais e pode ser punido por isso.

A emissão de nota fiscal garante a segurança fiscal de cargas. Isso porque o risco de quem transporta produtos, por exemplo, sem a NF é a apreensão da mercadoria. Além disso, a empresa ainda recebe uma multa que costuma ser maior que o valor de venda desses itens. Por isso, não vale a pena correr esse risco, certo? É importante lembrar, também, que a nota fiscal é direito do consumidor. Ao comprar produtos ou serviços, o cliente não só pode, como deve receber a NF. O documento comprova a solicitação de compra, o recolhimento dos impostos devidos e a efetivação da transação.

A importância da nota fiscal para a contabilidade

A contabilidade de uma empresa é alimentada por dados. Ao vender sem NF, você acaba sonegando dados também ao seu contador. A nota fiscal é garantia de que houve uma transação financeira e isso irá compor seu fluxo de caixa, a gestão financeira e de estoques, por exemplo. Além desses fatores, através da NF, a contabilidade também pode fazer a provisão dos tributos incidentes sobre a operação.

O emissor de nota fiscal ainda pode ser beneficiado na concessão de crédito por fornecedores e na captação de recursos através de bancos, já que essas empresas costumam basear-se nas informações contábeis disponíveis. Outra vantagem do lançamento de nota fiscal na contabilidade é a possibilidade de um planejamento futuro mais assertivo do empreendimento, baseado no faturamento real da empresa.

Se você tem dúvidas de como a emissão de nota fiscal pode ajudar sua empresa ou quais os benefícios de um planejamento tributário bem executado para seu negócio, consulte-nos. Nossa equipe está pronta para te atender!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *