PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O que é Planejamento Tributário?

Planejamento Tributário é um conjunto de medidas, cujo objetivo é a identificação de oportunidades menos onerosas, visando à redução da carga tributária de forma lícita.

A redução de impostos é um dos temas mais debatidos entre empresários e profissionais de contabilidade. Afinal, como sobreviver num mercado cada vez mais competitivo?

Atualmente o empresário é surpreendido quase que diariamente pela complexidade do sistema tributário brasileiro, e pelo elevado custo que os tributos representam para a maioria dos segmentos, chegando a inviabilizar alguns negócios.

Em pesquisa recente na revista VEJA foi publicado que o Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos, ficando atrás somente da Europa, onde o imposto é alto, mas o Governo oferece infraestrutura correspondente ao desembolso.

Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.

Dicas de Economia Tributária:

  • Diminuir o prolabore e implantar a distribuição de lucros isentos aos sócios. A economia poderá chegar a 47,5% sobre os valores retirados;
  • Implantar a sistemática de juros sobre capital próprio. A economia será de 19% sobre os juros lançados como despesas dedutíveis;
  • Preparar anualmente o estudo de escolha da opção tributária. A economia varia de empresa para empresa, mas o percentual poderá surpreender o empresário.

O Brasil não pode se calar diante do poder público. É importante que os empresários façam bem sua lição de casa e possam buscar formas lícitas de diminuição dos tributos. Isto irá demonstrar capacidade de administrar os respectivos negócios.

Para saber mais sobre as dicas de economia tributária, contate: São Vicente Contabilidademarcileia@saovicente.com.br

Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 34 anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planejamento Tributário

planejamento_tributario_sao_vicente_contabilidade2

O que é Planejamento Tributário?

Essa é uma questão que interessa a muitos empresários. E a resposta para essa questão poderá ser encontrada através de uma Gestão Tributária. O Planejamento Tributário é um conjunto de medidas, cujo objetivo é a identificação de oportunidades menos onerosas, visando à redução da carga tributária de forma lícita.

A redução de impostos é um dos temas mais debatidos entre empresários e profissionais de contabilidade. Afinal, como sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo?

Atualmente o empresário é surpreendido quase que diariamente pela complexidade do sistema tributário brasileiro e o elevado custo que os tributos federais, estaduais e municipais representam para a maioria dos segmentos, chegando a inviabilizar alguns negócios.

Em pesquisa recente na revista VEJA foi publicado que o Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos, ficando atrás somente da Europa, onde o imposto é alto, mas o Governo oferece infraestrutura correspondente ao desembolso. Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.

A São Vicente Contabilidade acredita que uma empresa de contabilidade deve ser mais que uma cumpridora dos trâmites burocráticos do Fisco, deve ser também uma parceira importante que auxilia a empresa na tomada de decisões estratégicas. Por isso, oferece aos seus clientes anualmente, um Planejamento Tributário que tem como objetivo demonstrar qual a opção tributária é mais vantajosa: o Lucro Real, o Lucro Presumido ou o Simples Nacional.

Os comentários estão desativados.

Planejamento Tributário

planejamento_tributario_sao_vicente_contabilidade

O Planejamento tributário consiste em uma gestão de pagamento de tributos de uma empresa. Nele também se inclui a análise de como conseguir reduzir a carga tributária de forma legal.

A importância do Planejamento Tributário

É importante ficar atento e respeitar ao gigante conjunto de regras que as empresas estão sujeitas, já que a carga tributária que recai sobre as empresas brasileiras é muito pesada.

Mesmo que não haja intenção de sonegar impostos, a empresa que não tiver um controle contábil detalhado e rigoroso corre o risco de sofrer penalidades e ser multada, gerando muita dor de cabeça ao empresário.

O planejamento tributário, na maior parte dos casos, impede a ocorrência de fatores geradores de tributos. Isso significa que é possível, por exemplo, usufruir da isenção de impostos, caso ela exista, e reduzir montantes retidos pelo fisco.

“Como pagar menos impostos dentro da lei?”

Essa é uma questão que interessa a muitos empresários. E a resposta para essa questão poderá ser encontrada através de um Planejamento Tributário adequado. Assim, a sua empresa saberá a vantagem de escolher Lucro Real x Lucro Presumido.

A diminuição de custos é um dos temas mais importantes relacionados à Administração Tributária para a sobrevivência de uma empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Dentre os custos que poderão ser reduzidos pela empresa está o custo com o pagamento de tributos federais.

A empresa que faz uma correta Gestão Tributária anualmente saberá qual Regime Tributário deverá escolher no ano seguinte, levando-se em conta, entre outras informações, o seu faturamento e o ramo de atividade, para a obtenção da diminuição do ônus tributário.

A São Vicente Contabilidade acredita que uma empresa de contabilidade deve ser mais que uma cumpridora dos trâmites burocráticos com o Fisco, mas sim, uma parceira importante que auxilia seu cliente na tomada de decisões estratégicas.

Por isso, oferecemos, anualmente, um estudo que tem como objetivo demonstrar qual Opção Tributária é a mais vantajosa: o Lucro Real, o Lucro Presumido ou o Simples Nacional.

Os comentários estão desativados.