(Re) Investir: 5 dicas para fazer sua empresa crescer mais!

Você investe e reinveste no seu negócio? Para que sua empresa possa ter um bom desempenho e crescer mais, você precisa saber investir certo! Sim, conhecer diversas classes de investimento detalhadamente, bem como as medidas mais convenientes para sua atuação no mercado.

Esteja ciente, entretanto, de que enquanto alguns conselhos sobre métodos de gestão são válidos para todo e qualquer negócio, outras concepções, como, por exemplo, as melhores formas de investimento para a sua empresa, dependem diretamente da situação em que ela se encontra.

Aqui, vamos listar 5 dicas importantes para quem planeja investir no próprio negócio, os principais fatores a levar em conta e como escolher quais investimentos devem ser priorizados, ou seja, um plano de investimento na empresa.

1 – Investimento em tecnologia como fator de diferenciação

O investimento em tecnologia é fundamental para todos os tipos de empresas, pois, quanto mais avançada essa área, maior a probabilidade de se alcançar a otimização dos processos produtivos ou de atendimento, por exemplo.

Muitos negócios fecham, ficam estagnados durante anos ou tem sua performance seriamente comprometida por conta da utilização de tecnologia ultrapassada.

Ao trabalhar com ferramentas defasadas por um longo tempo, um negócio está fadado a sucumbir diante dos concorrentes, sobretudo para as novas empresas, como starups que chegam ao mercado utilizando tecnologia de ponta.

É preciso reciclar constantemente tanto as ferramentas de trabalho quanto o conhecimento dos colaboradores sobre as novas tecnologias aplicadas no ramo de atuação de uma empresa.

2 – Investir em novos mercados

Não se pode se contentar apenas com o mercado que a empresa já conquistou. Se seus produtos ou serviços já são os mais vendidos da sua cidade, por que não tentar atingir toda a sua região, seu estado, ou até mesmo o país? Isso resume o investir em novos mercados.

Comece a comercializar seus produtos online, talvez criando filiais ou, até mesmo, franquias. Ao avaliar o potencial de outros tipos de mercado, você pode encontrar novas formas de investimento para ampliar as perspectivas da sua empresa.

3 – Modelos e formas de investimento para empresas

Existem diversos modelos e formas de investimentos possíveis para empresas, de modo que a decisão sobre por qual deles você deve optar deve ser feita com o auxílio de um profissional.

Entre os principais tipos de investimentos, estão:

  • Aceleradoras;
  • Venture capital;
  • Investidores-anjo;
  • Private Equity.

Cada um desses investimentos é recomendado para uma determinada fase do desenvolvimento da sua empresa. Sendo assim, mais uma vez, é necessário a contratação dos serviços de um profissional capacitado para identificar a melhor opção para o estágio atual do seu negócio.

4 – Analise opções de investimento para o seu negócio

Para conhecer quais são as melhores formas de investimento para a sua empresa, é necessário, antes de tudo, dominar os números.

Isso exige conhecimento da real situação da empresa em termos de gastos, capacidade de produção, opções de investimentos realizados, número de ativos e passivos, impostos, encargos trabalhistas, inventário, entre outros itens relevantes.

A partir de uma análise minuciosa desses dados devem ser extraídas estatísticas que apontem falhas e possibilidades de melhoria nos processos produtivos da empresa.

É essencial que o gerenciamento dos dados seja feito de forma integrada para que possa ser traçada as relações sobre o impacto que o desempenho de uma determinada área pode ter sobre as demais e vice-versa.

Através desse processo é possível considerar novos investimentos para o seu negócio, sempre com foco em seu crescimento sustentável.

5 – Faça avaliação financeira para investir certo

Após estudar os números de sua empresa, deve-se recorrer a profissionais capazes de interpretar os dados, fazer uma avaliação financeira e aconselhar as medidas mais vantajosas para o seu negócio.

Os especialistas deverão levar em consideração não apenas as suas necessidades, mas, também, as condições do mercado.

Investir certo em uma empresa é uma questão de ter conhecimento sobre a sua situação atual, identificar os pontos fracos da sua equipe e dos processos internos e conhecer as melhores opções dentre os diversos tipos de investimentos existentes no mercado.

Percebeu como investir na empresa é importante? Então não deixe de comentar esse artigo. Quer saber mais sobre contabilidade, finanças empresariais e gestão de negócios? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *