O que é auditoria tributária e fiscal e qual sua importância?

Apesar da falta de conhecimento de muitos empresários, a auditoria tributária e fiscal é uma ferramenta imprescindível para os negócios. Ela pode ser realizada de modo preventivo ou corretivo e confere maior segurança para as ações da empresa e no cumprimento de suas obrigações legais.

Quer saber mais sobre esse serviço e sobre as suas vantagens para o desempenho das organizações? Leia mais abaixo.

O que é auditoria tributária e fiscal?

A auditoria tributária e fiscal é uma ferramenta que possibilita verificar se existem acúmulos de contingências de ordem fiscais e tributárias. Ela permite para saber se há alguma pendência ou se alguma vantagem fiscal não está sendo aproveitada.

Através da auditoria tributária e fiscal todo o procedimento tributário da empresa é verificado e avaliado para indicar o que pode ser poupado ou revisto.

Como a auditoria tributária e fiscal é executada?

O procedimento de auditoria tributária e fiscal pode ser executado por um profissional interno, que faz parte do organograma da empresa, ou por um contador contratado especificamente para essa finalidade.

Por ser um procedimento que exige imparcialidade, independência e discrição, o mais indicado é a auditoria tributária e fiscal seja feita por um contador externo, sem vínculo com a empresa.

O profissional responsável pela auditoria tributária e fiscal faz uma análise detalhada nas áreas operacionais buscando possíveis falhas, fraudes ou brechas que possam prejudicar a lisura da empresa.

Ao analisar os pagamentos de tributos efetivados e as finanças do empreendimento, o auditor fiscal e tributário consegue indicar caminhos para corrigir eventuais problemas de estratégia e execução tributária.

Geralmente, o trabalho da auditoria tributária e fiscal envolve a avaliação de tributos das três esferas: municipal, estadual e federal. Os impostos analisados podem ser:

  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • SPED ICMS (Escrituração Fiscal Digital);
  • SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal);
  • IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica);
  • CSSL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza);

Ao final da auditoria tributária e fiscal a companhia recebe um planejamento tributário bem estruturado, que incentiva o crescimento contínuo e sustentável para o negócio. Um dos principais objetivos é evitar prejuízos e problemas com pagamentos de impostos e tarifas obrigatórias.

Qual a importância da auditoria tributária e fiscal?

Quando o trabalho de auditoria tributária e fiscal é feito de forma periódica ele permite prevenir falhas, fraudes e irregularidades que podem prejudicar a empresa. Dessa forma, evita-se prejuízos financeiros e perda de credibilidade da organização.

Tal procedimento, da mesma maneira, proporciona a correção imediata de falhas no recolhimento de tributos. Isso evita denúncias de irregularidades, fiscalizações de órgãos governamentais, como a Receita Federal e multas por descumprimento da legislação.

Além desses benefícios, a auditoria fiscal e tributária também pode auxiliar na recuperação de impostos pagos indevidamente. Isso acontece quando a empresa acaba adotando um regime tributário inadequado para o seu caso.

O auditor, nessa situação, pode indicar o regime tributário mais adequado para a companhia. Isso resulta em um planejamento tributário mais assertivo e estratégico para o crescimento e manutenção da empresa evitando excesso de despesas com impostos.

O que achou desse artigo? Percebeu como a auditoria tributária e fiscal é importante para a empresa? Conte para a gente se a sua companhia já conta com esse serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *