Coaf deixa de existir, dando lugar a UIF, Unidade de Inteligência Financeira

De acordo com a Medida Provisória 893 de 19 de agosto de 2019, o Presidente da República, Exmo. Sr. Jair Messias Bolsonaro, atendeu o pedido do Banco Central do Brasil, e transformou o COAF-CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS, em UIF-UNIDADE DE INTELIGÊNCIA FINANCEIRA.

No proposto pelo BCB-BANCO CENTRAL DO BRASIL, pretende-se promover com a mudança, o aperfeiçoamento da estrutura institucional dedicada à prevenção e ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa no País.

Entre outras diretrizes, a UIF irá trabalhar para o aproveitamento eficiente da capacidade técnica especializada e da expertise já disponível no BCB para o tratamento de grandes volumes de informações financeiras, mediante o emprego de ferramentas de inteligência artificial.

Todas das atribuições do COAF foram transferidas para a UIF. A UIF, está vinculada administrativamente ao BCB, e tem autonomia técnica e operacional de atuação em todo o território nacional.


Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, é coaching de inteligência multifocal e participa do time da empresa há 39 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *