ENDIVIDAMENTO

É preciso desenvolver a cultura do consumo consciente…

No trânsito, dentro do coletivo, no taxi, ou dirigindo seu próprio veículo; dentro das agências bancárias; assistindo televisão… Ou seja, o assédio ao consumo está praticamente em todos os lugares que estamos. Enxergamos propagandas oferecendo créditos, vantagens, ou algum tipo de chamada que pode nos levar ao consumo inconsciente.

A compulsão pelo consumo chega de mansinho e quase despercebida; há relatos que o sentimento de compensação por qualquer problema que passamos ou a necessidade imediata para suprir uma emergência, pode contribuir para o início deste circulo vicioso do endividamento.

O tratamento imediato neste caso é assumir que está endividado, e promover uma mudança de hábitos urgente, buscando a redução do padrão de vida, caso contrário o problema poderá se agravar tanto, que se torna quase irreversível aos olhos do endividado.

A educação financeira é primordial nestas horas. Correção e prevenção são ações que devem ser colocadas em prática rapidamente. Como uma dica de correção, acredito que investir na mudança do padrão de vida é bem interessante.

Em busca de um padrão de vida reduzido, vale planejar condomínio menor; IPTU; IPVA; seguros; TV a cabo; conta de celular e internet; veículo de pequeno porte; refeições preparadas em casa; troca de escola dos filhos; etc. Rever prioridades e sair cancelando algumas despesas vale também, separar o dinheiro do mercado, açougue, padaria e feira ao invés de passar o cartão de crédito, é uma opção acertada.

Verificar o perfil financeiro o qual se encaixa, se conhecer melhor. Pactuar as dívidas estudando criteriosamente as taxas de juros, sair do endividamento e iniciar urgente um programa para reservas financeiras.

Dentre alguns males que afetam a população, o endividamento impacta na saúde, podendo trazer sérios problemas, não só para o endividado, mas também para sua família.

Para saber mais sobre educação financeira e obter um modelo de orçamento familiar, contate: São Vicente Contabilidade, marcileia@saovicente.com.br

 Não perca, no próximo post falaremos sobre ENDIVIDAMENTO NAS EMPRESAS.

 Marciléia Gorgônio Reis Criscuolo é técnica em contabilidade, formada em economia, com MBA em gestão empresarial, e participa do time da empresa há 36 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *