7 dicas de cuidados na terceirização contábil que você precisa saber

Você está pensando em contratar um escritório de contabilidade para absorver processos contábeis da sua empresa? Você já parou para pensar nos cuidados na terceirização contábil que você não deve negligenciar?

A terceirização contábil, mesmo em médias e grandes empresas, é um mecanismo bastante disseminado, que pode ser explicado a partir dos seguintes benefícios:

  • operação mais ágil e enxuta;
  • redução de custos com processos contábeis;
  • área contábil altamente especializada;

Quando contrata um escritório de contabilidade, você contrata toda a equipe. Isso significa que você não precisa ter a sua própria, economizando com salários e encargos trabalhistas. O seu custo é proporcional à sua demanda e, obviamente, à qualidade do escritório contratado.

O que nos leva, invariavelmente, aos inadiáveis cuidados na terceirização contábil. Não os negligenciar ajudará sua empresa a tirar o melhor proveito da terceirização total ou parcial da sua contabilidade.

Sete cuidados na terceirização contábil

A seguir, expomos sete dicas de cuidados na terceirização contábil que sua empresa precisa ter.

Ao seguir tais recomendações, você estará trilhando um caminho seguro para que o outsourcing contábil seja coberto de êxito.

1. Busque indicações e recomendações de pessoas confiáveis

A contabilidade é uma área de confiança da sua empresa, que lida com informações estratégicas e fiscais.

A melhor forma de começar a procurar um escritório parceiro é recorrer a indicações e recomendações de pessoas de confiança. Assim, você tomará uma decisão com um grau satisfatório de segurança.

2. Identifique quem são os clientes da empresa e a longevidade dos contratos de serviço

Para ficar ainda mais confiante na contratação, busque saber quem são os clientes do escritório com o qual você está negociando.

Verifique se as empresas possuem o mesmo perfil que a sua e, principalmente, se as relações comerciais com o escritório de contabilidade são duradouras. Afinal, ter clientes fidelizados é sinal de bons serviços e confiabilidade.

3. Não contrate por preço

Lembre-se de que ao contratar um escritório de contabilidade para atender à sua empresa, você estará economizando o alto custo de ter um profissional ou equipe própria.

Desconfie de escritórios que praticam preços abaixo do mercado. Sabe aquela história de que o barato às vezes sai caro? Esse é um caso típico, pois você poderá estar contratando um escritório despreparado para lidar com suas demandas contábeis.

4. Cheque como será o processo de automação e integração contábil

Não se pensa contabilidade nos dias atuais sem automação, seja na emissão de documentos fiscais, seja na geração automática de relatórios.

O aspecto que algumas empresas deixam passar, que é igualmente importante, é a integração contábil. Deve ser possível que o seu ERP se integre com o sistema do escritório de contabilidade, de modo que o contador possa capturar as informações e documentos necessários à contabilidade automaticamente.

5. Participe ativamente da elaboração do contrato

Lembre-se de que você está entregando a terceiros importantes processos dentro da sua empresa. Lembre-se, ainda, que em contabilidade o compromisso com prazos na apresentação de demonstrativos é de suma importância.

Sendo assim, para ter seus direitos assegurados na relação, elabore o contrato em conjunto com a contratada e use serviços de especialista em Direito Comercial. Melhor gastar prevenindo do que remediando.

6. Cheque a situação fiscal, tributária e trabalhista da possível contratada

A empresa terceirizada lidará com o arcabouço tributário, fiscal e trabalhista da sua empresa. Nada mais apropriado que ela tenha sua situação fiscal e trabalhista impecáveis.

Solicite as CNDs da contratada e mantenha essa fiscalização ao longo do relacionamento comercial com a mesma. Se ela for uma empresa transparente em suas relações, não se negará a fornecer a documentação.

7. Certifique-se de que o escritório está registrado junto ao CRC

Esse procedimento é fundamental. Estar registrado junto ao CRC é a garantia de que o escritório de contabilidade é reconhecido pelo órgão com poder regulatório e regulador sobre o setor.

Verifique não apenas o registro, mas se está em dia com as obrigações.

Esperamos que tenha sido útil

O zelo e a profundidade com que são tratados os assuntos relacionados a um negócio são parte importante da jornada empresarial bem sucedida.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Nós somos do escritório de contabilidade São Vicente, especializados na prestação de serviços a médias e grandes empresas. Confira nossa expertise no vídeo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *