Bloco K

sped_fiscal_bloco_k_gestao_estoques_sao_vicente_contabilidade

Quer entender o que é Bloco K e para que ele serve? Então leia o texto abaixo.

O que é Bloco K?

O bloco é um braço da EFD ICMS/IPI, que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), sua função é substituir a escrituração no papel do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.

Como é aplicado o Bloco K?

Em 2016, foi implantado na Escrituração na EFD – Escrituração Fiscal Digital ou SPED Fiscal o Registro de Controle da Produção e do Estoque, também conhecido como Bloco K, para as atividades de indústria e equiparadas à indústria.

O registro destina-se à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno da empresa, correspondentes às entradas e saídas, à produção e às quantidades referentes aos estoques de mercadorias em produção.

Os registros devem ser feitos operação a operação, devendo ser utilizado o leiaute da EFD, conforme bloco K, para cada espécie, marca, tipo e modelo de produto.

Toda empresa deve contatar seu fornecedor dos programas de informática, para providenciar a adequação de seu sistema, para a geração de arquivos e especificações técnicas.

Todas as empresas são obrigadas a aderir ao Bloco K?

As empresas optantes pelo Simples Nacional não estão obrigadas a escrituração do Registro de Controle da Produção e do Estoque.

A escrituração do livro Registro de Controle da Produção e do Estoque ou Bloco K deverá ser imediata ao encerramento de cada mês, devido ao prazo para transmissão da obrigação, que deverá ocorrer até o dia 25 do mês seguinte.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa de contabilidade que une tradição e atualização constante. Temos uma equipe formada por contadores experientes que poderão auxiliá-lo da melhor forma na elaboração do Bloco K da sua empresa.

Estamos situados na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, atendemos em toda Capital e região sem custo adicional. Entre em contato conosco.

Os comentários estão desativados.