Como fazer a contabilidade de uma empresa da forma correta?

Quem é empresário precisa se preocupar com vendas, estoque, produção, atendimento, mas também tem que dar conta de toda a burocracia necessária para manter o negócio em pleno vapor. Afinal, é preciso sempre prestar contas aos órgãos competentes. Mas não se preocupe! Nesse post, vamos te ajudar com algumas dicas de como fazer a contabilidade de uma empresa de forma correta. Confira!

Registre todas as despesas e receitas do seu negócio

Para fazer a contabilidade de sua empresa, o gestor precisa conhecer as despesas e receitas do negócio, ou seja, saber quanto é recebido e quanto é gasto. Para isso, é necessário registrar todos os comprovantes de compra e venda, como notas fiscais e extratos bancários.

Nessa atividade é preciso criar uma rotina de coleta, registro e armazenamento de informações para que nada seja esquecido. Se você trabalha com uma equipe, explique aos colaboradores a importância desses dados e forneça instruções de como eles podem colaborar com a área de contabilidade da empresa.

Crie uma rotina semanal de controle da contabilidade da empresa

Ter uma rotina semanal de armazenamento e controle das informações contábeis é o ideal para facilitar, não deixando tudo para o final do mês. Reserve um momento de sua semana para fazer uma revisão financeira e se certificar de que todas as movimentações estão sendo registradas.

Você e seus funcionários podem criar roteiros e checklists de como será essa rotina. Isso lhe permitirá ganhar tempo e ainda lembrar de todos os pontos importantes da contabilidade da empresa.

Utilize algum software de gestão financeira

A melhor forma de armazenar e organizar as informações contábeis da sua empresa em um fluxo contínuo é passar a usar um software de gestão. Em um único programa, é possível conferir relatórios financeiros, fiscais, de vendas, de produção e de estoque, por exemplo.

Softwares de gestão facilitam a administração de contas a receber e a pagar, de fluxo de caixa, de entrada, emissão de notas fiscais, de estoque e outros setores de seu negócio. Dessa maneira, fica muito mais fácil realizar a gestão financeira de forma assertiva e eficiente.

Procure manter-se atualizado

Como empresário, você deve conhecer basicamente os principais conceitos da área de contabilidade. Além disso, precisa acompanhar as novidades do seu setor, que também sofre atualizações, cada vez mais rápidas, com o passar do tempo.

Além de se manter atualizado por meio de revistas e jornais, por exemplo, aproveite a internet para consumir mais conteúdos como este que você está lendo, assistir vídeos, palestras e fazer cursos introdutórios sobre contabilidade.

Contrate um profissional ou escritório de contabilidade

Mesmo tendo algum conhecimento da área, contratar um profissional ou um escritório de contabilidade pode te ajudar a lidar com as questões legais, fiscais, tributárias e financeiras da sua empresa.

Mesmo que você procure um contador apenas pontualmente para organizar o seu sistema financeiro, ele pode esclarecer todas as suas dúvidas e revisar os documentos para garantir que estão de acordo com as necessidades legais e contábeis.

Fazer a contabilidade de uma empresa é uma das atividades mais importantes de um empresário, já que é preciso prestar contas aos órgãos competentes sobre o funcionamento desse negócio. Com certeza, seguindo as dicas desse artigo, será muito mais fácil realizar essa tarefa.

Quer ajuda para aperfeiçoar a contabilidade da sua empresa e se destacar ainda mais no mercado? Conte com a gente! Entre já em contato e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *