Como uma análise de balanço avançada pode ajudar na gestão?

Uma análise de balanço avançada, independentemente do ramo de atividade da empresa, indica os pontos fortes e fracos do desempenho operacional e financeiro do negócio. O conhecimento desses fatores, por sua vez, pode ser utilizado para aprimorar o desempenho empresarial, assim como corrigir as falhas identificadas.

Leia esse artigo e saiba mais sobre a importância de uma análise de balanço avançada para a gestão de grandes empresas.

Qual o objetivo de uma análise de balanço de uma empresa?

A análise de balanço de uma empresa, a interpretação das demonstrações contábeis e relatórios tem por objetivo, basicamente, a verificação da situação do patrimônio, num dado momento, e das modificações ocorridas no período, permitindo a avaliação da lucratividade do negócio e se os objetivos foram completamente atingidos.

Faz parte da análise o estudo das relações entre elementos patrimoniais, econômicos e financeiros que se encontram nas demonstrações contábeis. Essa ação visa a indicação das causas que geram aumento ou diminuição de receitas e despesas.

A aplicação de análise de balanço avançada busca avaliar a capacidade de amortização do negócio:

  • quando a empresa busca financiamento bancário;
  • da rentabilidade do capital investido;
  • para verificação da situação financeira da empresa, a curto e longo prazos, determinando-se causas, efeitos e perspectivas;
  • e o patrimônio para fins de fusão, cisão, incorporação ou associação de empresas.

Importância da análise de balanço avançada para a gestão

Nesse contexto, uma análise de balanço avançada traz informações sobre o desenvolvimento da empresa, capacidade de solver compromissos de curto e longo prazos, a evolução do negócio ao longo do tempo e outras informações que subsidiam, interna e externamente, decisões a serem tomadas pelos gestores.

As análises de balanço são ferramentas fundamentais que estão à disposição das pessoas que se relacionam ou querem relacionar-se com a empresa, ou seja, os usuários da informação contábil ou financeira, sejam eles internos ou externos ao negócio.

Outsourcing contábil é uma boa opção para contar com análises mais assertivas

Tanto a prática como a teoria têm indicado que a análise de balanço avançada e a de índices financeiros é uma das tarefas mais complexas e difíceis e entre as diversas que os contadores possuem na missão de contribuir para a manutenção e desenvolvimento de grandes empresas.

Apurar ou calcular índices, aparentemente, é uma tarefa bastante simples, já que as fórmulas são padronizadas. Porém, o grande desafio em questão é justamente a análise e a interpretação destes cálculos ou dos índices extraídos do balanço, dos demonstrativos e relatórios.

Por usa importância estratégica, recomenda-se fortemente que empresas de grande porte e altos volumes de transações, recorram a profissionais experientes para a análise de balanço avançada.

Uma forma simples, rápida e mais em conta de obter resultados poderosos nas análises é o outsourcing contábil (ou terceirização). Nesse processo, a empresa contrata um escritório especializado em contabilidade gerencial para entidades complexas e atribui a ela essas funções.

Conte com a São Vicente Contabilidade como parceiro de seu negócio. Temos mais de 70 anos de experiência com gestão de processos contábeis para grandes empresas, tributadas pelo lucro real e lucro presumido. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *