Como uma contabilidade especializada em indústrias pode te ajudar?

Atualmente, em um mercado tão competitivo, é essencial que as empresas busquem se diferenciar frente à concorrência, controlar seus custos e melhorar seus sistemas de gestão. Neste contexto, uma empresa especializada em contabilidade em indústrias pode ser decisiva para a performance do seu negócio.

Aplicar os conceitos da contabilidade de indústria faz a maior diferença para quem atua no setor produtivo, porque as condições de operação das indústrias são específicas ao segmento de mercado em que atuam, inclusive as informações que profissionais de contabilidade industrial deve considerar são diferentes.

Por exemplo, indústrias de alimentos e bebidas podem ter de pagar alguns tributos que diferem de indústrias farmacêuticas ou da construção civil. Por sua vez, indústrias de eletroeletrônicos podem ter de lidar com custos e tributos relacionados à matéria-prima importada, enquanto a indústria têxtil enfrenta os desafios relacionados aos custos trabalhistas.

Aspectos importantes da contabilidade especializada em indústrias

Um serviço de contabilidade especializada em indústrias exige conhecimentos contábeis amplos principalmente na área tributária, em relação ao ICMS e IPI. Outros aspectos fundamentais são a escolha do melhor regime tributário (lucro real ou lucro presumido) além da utilização de possíveis benefícios fiscais por NCM, CNAEs, etc.

Já na área contábil, é fundamental que exista um controle efetivo e uma precisa determinação de custos diretos e indiretos, além do monitoramento de bens do ativo da indústria.

Outro ponto importante que uma empresa especializada neste serviço pode ajudar a sua empresa é na área de departamento pessoal. Esse segmento é muito visado pela fiscalização do trabalho, por isso, são necessários profissionais preparados e com conhecimentos atualizados dos acordos, convenções coletivas e da legislação trabalhista em geral.

Práticas da contabilidade de indústrias

De forma geral, as práticas da contabilidade de indústrias visam apoiar diversos setores e processos, como:

  • identificação de informações financeiras;
  • acompanhamento de estoques;
  • registros de lucros e perdas;
  • análises para apoiar a tomada de decisões, que possibilitam o aumento dos lucros e eficiência da indústria.

Para exercer práticas eficientes, as empresas especializadas em contabilidade para indústrias utilizam sistemas que rastreiam todas as atividades financeiras do negócio. O uso destas plataformas específicas auxilia na tomada de decisões e permite que os gerentes e executivos avaliem o desempenho organizacional.

Os relatórios obtidos pelos sistemas de contabilidade industrial indicam os riscos e benefícios financeiros da escolha de uma estratégia em detrimento de outra e destacam os pontos fracos e oportunidades atuais.

Vantagens de contar com um serviço de contabilidade especializada em indústrias

Ao ter a parceria de uma empresa de contabilidade especializada em indústrias você e sua equipe podem focar no negócio principal de sua empresa e deixar as questões burocráticas com quem entende do assunto.

Uma contabilidade especializada em indústria garante a conformidade no cumprimento das obrigações fiscais, recolhimento dos tributos, departamento pessoal e assessoria profissional para controle e redução de custos operacionais.

Por fim, com este serviço, você reduz os riscos de equívocos e melhora a assertividade da gestão de sua indústria, ao receber orientações de direcionamento de recursos financeiros para áreas de maior necessidade em seu negócio.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Fale conosco agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *