Contabilidade de grandes empresas: conheça 5 ações estratégicas para ter sucesso

A contabilidade de grandes empresas envolve operações complexas. Por isso, contar com apoio especializado é de suma importância já que o cenário tributário nacional, por exemplo, não é para amadores. Nesse artigo trazemos exemplos de ações estratégicas que um escritório contábil, por meio de outsourcing, pode te oferecer.

1- Recuperação de impostos

A recuperação de impostos é um procedimento legal que pode reduzir substancialmente o impacto da carga tributária sobre uma empresa.

Além disso, ela permite corrigir falhas de cobrança do governo através de um sistema de compensação. Esse procedimento permite a redução de gastos com tributos, melhora a gestão financeira da empresa e facilita a realização de investimentos para expansão do negócio.

2- Planejamento Tributário

O planejamento tributário nada mais é que a gestão de pagamentos de tributos da empresa e o estudo de formas de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela.

Da mesma maneira que um administrador faz a gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e outras áreas, o cumprimento das obrigações fiscais também deve ser gerido adequadamente.

3 Reorganização Societária

A reorganização societária é um processo que visa diversas finalidades e pode variar desde a economia tributária até a modificação da estrutura societária de uma empresa, proteção do patrimônio, melhoria de atuação no mercado, mudança de regime tributário, entre outras alternativas.

Fusão, cisão e incorporação são formas comuns de reorganização societária.

4 Análise Financeira

A análise financeira é conhecida também como análise econômica, e consiste no estudo da capacidade de geração lucro de uma empresa. Ela é também uma forma de medir seu desenvolvimento.

Através da análise financeira encontramos métodos que permitem a avaliação da situação financeira do negócio. O objetivo é determinar o seu desempenho para otimizar uso dos seus recursos.

5 Análise de Balanço

Através da análise de balanço é possível se fazer a adequada avaliação da situação econômico-financeira de uma corporação.

Com a análise de balanço é possível fazer comparações com períodos anteriores, avaliar a lucratividade da empresa e se os objetivos estabelecidos, em um período foram plenamente atingidos.

Conte com apoio na contabilidade de grandes empresas

No Brasil, as mudanças no padrão contábil são grandes e constantes, por isso, a atualização do conhecimento é obrigatória. Com tantas transformações e mudanças, as grandes empresas precisam ficar atentas para que consigam acompanhar as entregas, sem receberem multas.

Terceirizar a contabilidade de grandes empresas (outsourcing contábil) garante ao empresário maior segurança e qualidade das informações gerenciais.

Empresas de grande porte devem contratar profissionais especialistas e preparados, com experiência suficiente para responder a todos os processos necessários do melhor modo possível.

Gostou do tema? Para complementar, sugerimos que assista ao vídeo abaixo sobre recuperação de impostos.

Quer saber mais sobre assuntos de operações complexas de contabilidade para grandes empresas? Acesse o blog da São Vicente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *