O que é contabilidade ambiental e sua importância nas empresas?

Consciência é a palavra-chave quando o assunto é exploração de recursos da natureza. Cada vez mais o ser humano e as empresas vêm entendendo que a sustentabilidade do meio ambiente é essencial para o equilíbrio ecológico do planeta. Nesse contexto, destaca-se uma área que contribui decisivamente para isso: a contabilidade ambiental. Entenda o que ela é e qual sua importância nas empresas.

O que é contabilidade ambiental?

A contabilidade ambiental é uma ferramenta que permite o registro e o controle de dados relativos a ações empresariais que envolvem e afetam o meio ambiente. Essa atividade nasceu a partir da preocupação da sociedade, do governo e das empresas com relação à limitação dos recursos naturais e das consequências negativas de sua exploração indiscriminada.

Como funciona a contabilidade ambiental?

Os relatórios de contabilidade ambiental funcionam como um registro do patrimônio relacionado ao meio ambiente e apontam, monetariamente, os benefícios, prejuízos e resultados da exploração dos recursos naturais. Frequentemente, as empresas divulgam esses relatórios contábeis e de sustentabilidade com as informações sobre as ações adotadas no âmbito socioambiental e apresentam seu planejamento sobre o tema.

Os conceitos que envolvem a contabilidade ambiental englobam despesas, custos naturais, perdas, receitas, ativos e passivos, sempre relacionados ao meio ambiente. As ações de gerenciamento ambiental são contabilizadas e categorizadas de acordo com sua função. Alguns exemplos são os custos com recuperação de áreas contaminadas, as perdas com gastos para cobrir acidentes, a receita com a venda de produtos reciclados, entre outros.

Quais os princípios da contabilidade ambiental e suas vantagens?

A partir da contabilidade ambiental podem ser planejadas e implantadas ações efetivas de aferição de consumo de recursos, como água e eletricidade, além de estudos de diminuição dos seus custos, por exemplo. Através da geração de informações e demonstrações são apresentadas a eficácia e a viabilidade das atividades ambientais planejadas, de forma que é possível avaliar se vale a pena ou não as executar.

Um dos maiores benefícios da contabilidade ambiental, não só à empresa, mas também para toda a sociedade é a possibilidade de manutenção e continuidade das ações ambientais por meio da utilização dos dados contábeis obtidos. Assim, a empresa pode, gradativamente, reduzir seu impacto no meio ambiente, beneficiando a todos.

Os relatórios contábeis ambientais também auxiliam na identificação de custos e permitem que os investimentos nesse setor sejam feitos de acordo com os custos e benefícios mais adequados. Além disso, a publicação do Balanço Ambiental demonstra maior transparência de gestão e preocupação com o meio ambiente. Isso faz com que haja uma melhoria da imagem da empresa junto à opinião pública.

Contabilidade ambiental no Brasil

É cada vez maior o número de consumidores que levam em consideração as decisões socioambientais de uma companhia na hora de comprar um produto. Por isso, a adoção da contabilidade ambiental no Brasil vem crescendo constantemente. Essa ferramenta é uma importante fonte de registro e cálculos que contribui significativamente com as questões do meio ambiente.

As empresas que souberem capitalizar a preocupação com o meio ambiente podem obter benefícios comerciais com isso, bem como melhorias na percepção de sua marca. Sua empresa já possui a contabilidade ambiental? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com nossa equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *