Organização e reorganização societária em grandes empresas

Em um cenário de constantes mudanças e instabilidade, é natural que grandes empresas busquem se consolidar no mercado e a organização e reorganização societária são formas de se atender aos interesses dos acionistas e investidores, além de alterarem e adaptarem o negócio a novas formas de atuação em seu segmento.

O que é organização e reorganização societária e para que serve?

Enquanto a organização societária consiste na estruturação ou na composição de uma sociedade empresarial que o ocorre no início das atividades, a reorganização societária é um processo que visa diferentes finalidades, variando desde a economia tributária até a modificação da estrutura societária da empresa, proteção do patrimônio, melhorias de atuação no mercado, troca de regime tributário, entre outras possibilidades.

Sendo assim, antes de aderir ao processo de reorganização societária é importante pensar bem no que realmente a empresa precisa e em qual procedimento que ela pretende realizar. Além disso, é preciso estudar todas as possibilidades junto a uma equipe de profissionais treinados para esse tipo de estratégia.

Formas de organização e reorganização societária

Existem várias formas de fazer uma reorganização societária. Mas entre as principais modalidades, estão as operações conhecidas como:

  • fusão;
  • cisão;
  • incorporação;
  • transformação.

Estas são operações complexas, que exigem procedimentos como Due Diligence, ou seja, uma investigação das informações e documentos da empresa que está envolvida no processo de reorganização societária e funciona para confirmar os dados disponibilizados.

Além disso, a reorganização societária pode envolver análises de ordem financeira, fiscal e contábil, além dos aspectos trabalhistas, tecnológicos e ambientais do negócio.

Outra medida que deve ser tomada nesta situação é a realização de uma análise de enquadramento tributário pós-reorganização. Isso pois a empresa deve passar a ser tributada conforme a sua nova situação jurídica e econômica, o que pode implicar no aumento ou na redução da carga tributária.

Assim sendo, é importante citar que pode ser realizado um aproveitamento tributário visando a promoção de economia tributária da companhia. Isto deve ser feito de forma a garantir a elisão fiscal que opera dentro de limites legais.

Como uma empresa de outsourcing contábil pode te ajudar na organização e reorganização societária?

A reorganização societária pode ser muito vantajosa, porém, isto exige a realização de análises e estudos para que seja feita corretamente. Um planejamento iniciado com antecedência, com simulações dos efeitos tributários e jurídicos, considerando todos os fatores envolvidos, é um processo que ajuda muito.

Empresas de outsourcing contábil e fiscal possuem expertise e equipes especializadas em organização e reorganização societária. Em alguns casos, contam também com parcerias ou assessorias jurídicas para a análise de alternativas de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa.

Ao contratar uma consultoria societária, seu negócio pode dispor de maior segurança no processo de reorganização societária, pois será feito de forma correta e sempre conforme os preceitos legais, evitando problemas futuros.

Precisa de ajuda na organização e reorganização societária da sua empresa? Então fale com nossa equipe. Estamos prontos para te atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *