Quais são os desafios da contabilidade de multinacional

Empresas estrangeiras que atuam no Brasil enfrentam, diariamente, muitos desafios em todas as áreas. A legislação fiscal, tributária e trabalhista é extremamente complexa especialmente para aqueles que vem de fora e não estão acostumados com as regulamentações brasileiras. Então, já deu para perceber uma parte dos desafios da contabilidade de multinacional? Confira muito mais!

No que consiste a contabilidade de multinacional?

Os serviços de contabilidade de multinacional, fundamentalmente, não diferem muito dos tradicionais. As empresas têm de empregar horas a fio nos registros e cálculos de responsabilidades fiscais, questões tributárias e afins.

A principal diferença no ramo da contabilidade de multinacional está na adequação dos profissionais à função e na comunicação empregada entre os stakeholders.As responsabilidades são grandes e as informações com os países de origem ou mesmo com a alta gerência no Brasil deve ser muito mais eficiente.

Como os profissionais devem lidar com a contabilidade de empresas multinacionais?

Como os países de origem tem regulamentação diferente da brasileira, os profissionais de contabilidade de empresas multinacionais devem estar atentos a todas as particularidades para não acabar cometendo erros fatais em seus “livros contábeis”.

Os profissionais de contabilidade de multinacionais também devem compor uma equipe estratégica em conjunto com outros profissionais essenciais para a gestão da empresa. O aspecto contábil nessas empresas é peça-chave para tomada de decisão (decision making).

Existem vantagens em contratar escritórios de contabilidade para empresas multinacionais?

Os escritórios de contabilidade de empresas multinacionais podem apresentar diferenciais importantes em serviços especializados para atender companhias internacionalizadas. Eles certamente serão um motivo a mais para justificar uma possível contratação.

Além de atender as rotinas tributárias, legais e fiscais, ou de adequar a empresa às condições do país, os escritórios de contabilidade de multinacionais oferecem metodologias e boas práticas de gestão contábil.

Alinhadas com o negócio da corporação, as ações de contabilidade para multinacional indicam meios de manterem os seus sistemas contábeis adequados, atualizados e integrados, com informações úteis em quaisquer condições. Da mesma forma, apontam direcionamentos para a expansão do negócio e garantem toda a transparência e credibilidade de suas práticas.

Outra vantagem importante dos escritórios de contabilidade especializados em multinacionais é cumprirem as exigências locais, alinhando suas informações com a base de dados da sede, do país de origem.

Isso pode proporcionar indicadores e métricas importantes para a tomada de decisão dos gestores e profissionais envolvidos. Assim, estratégias mais assertivas podem ser criadas, permitindo uma gestão mais realista da sua atuação da multinacional no Brasil, com respostas rápidas aos riscos, contingências e oportunidades que possam surgir.

Conclusão

A complexidade da legislação brasileira e a necessidade de precisão na comunicação com as diferentes unidades internacionais das empresas fazem da contabilidade de multinacional uma atividade intensa e desafiadora.

Contar com um escritório de contabilidade de multinacional é uma forma interessante de obter uma vantagem na performance dos processos fiscais, tributários e trabalhistas, alinhando-os às expectativas dos gestores da empresa nos países de origem.

Quer saber mais sobre contabilidade de multinacional? Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *