Qual a importância da análise de balanço para minha empresa?

A resposta a essa pergunta é simples: para não levar meu negócio à falência! O empresário que deixa a análise de balanço de lado corre grande risco no mercado, pois abre mão de conhecer a real situação econômica e financeira de sua empresa. Além disso, negligenciar essa ferramenta ainda faz com que o administrador não tenha base comparativa para analisar seu desempenho frente aos seus concorrentes. Saiba mais!

O que é analise de balanço contábil?

A análise de balanço contábil consiste em avaliar a evolução do ativo e do passivo, das despesas e receitas e do Patrimônio Líquido da empresa. Essa técnica também leva em conta as operações que originaram as entradas, saídas e os índices de liquidez que demonstram a situação patrimonial e a capacidade financeira do empreendimento.

Qual objetivo da análise de balanço para o empresário?

Para o empresário, em sua atividade gerencial, a análise de balanço é fundamental, pois informa o posicionamento relativo e a evolução dos grupos contábeis, além de servir como um painel de controle da administração.

Nesse sentido, indicadores financeiros podem ser construídos para avaliar a evolução do negócio em espaços curtos, como mês a mês, semanalmente ou até diariamente, bem como medir tendências de longo prazo.

Entre outras coisas, os indicadores obtidos na análise de balanço são úteis para monitorar a composição dos ativos e suas relações, além de visualizar o desempenho empresarial em relação aos concorrentes. Especialistas acreditam que em empresas de médio e grande portes deva existir um setor de análise de concorrentes e estudos de tendências, o qual precisa agregar profissionais especializados em diversas áreas.

Clique aqui para conhecer os indicadores mais importantes de uma análise de balanço!

Aliás, existem administradores que admitem que as organizações deveriam ter um verdadeiro sistema de informações que envolvessem não apenas concorrentes, mas todos os grupos de pessoas e interesses externos à empresa como concorrentes, fornecedores, agências governamentais, etc.

Em todo caso, a empresa precisa estar atenta a todas as mudanças que possam atingi-la. Isso é fundamental para o seu posicionamento no mercado e a sua pretensão de desempenho.

Por fim, a análise de balanço representa a arte de saber extrair relações úteis para o objetivo econômico desejado, dos relatórios contábeis tradicionais e suas extensões. Ela é arte pois, embora existam cálculos formais, não existe uma metodologia específica comprovada para se obter um diagnóstico preciso.

Todavia, é provável que analistas de balanços contábeis diferentes, com o mesmo grau de conhecimento sobre o ramo de atividade, cheguem a conclusões bem parecidas sobre a situação da empresa, ainda que possam apontar tendências diferentes.

Conclusão

Por mais que possa parecer trabalhoso e cansativo, é essencial que os gestores façam o balanço patrimonial e, em seguida, executem a sua respectiva análise. Só dessa forma será possível concretizar o objetivo de fazer a empresa se manter no mercado, e, o mais importante, crescer de forma planejada e bem estruturada.

E então, gostou desse post? Então não deixe de comentar e compartilhar esse conteúdo. Precisa de ajuda com a análise de balanço de sua empresa? Nós podemos te ajudar. Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *