Saiba quais empresas entregam DCTF e como isso funciona

Todas as pessoas, físicas e jurídicas, possuem diversas obrigações tributárias, principalmente junto à Receita Federal. No caso das empresas, o rol de declarações, documentos e impostos é bem maior e envolvem uma série de obrigações acessórias. Dentre essas exigências impostas pelo Fisco está a DCTF. Você já ouviu falar nela? Se já conhece, aproveite para saber mais sobre seu funcionamento. Entenda quais empresas são obrigadas a entregá-la, em que período e muito mais!

O que significa DCTF?

DCTF significa Declaração de Débitos, Créditos e Tributos Federais, um documento que tem por finalidade informar valores referentes aos débitos de tributos, contribuições federais e seus respectivos valores de créditos. As informações podem estar vinculadas a pagamentos, parcelamentos ou compensações.

De forma genérica, a DCTF é uma declaração que funciona como uma prestação de contas à Receita Federal. Com ela, os órgãos fiscalizadores podem verificar quais contribuintes estão inadimplentes, com relação a determinados tributos, no período analisado.

A DCTF – Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais deve ser preenchida através de um programa próprio fornecido pela Receita e disponível para download em seu site. Para transmissão da declaração é necessário ter um certificado digital válido, emitido por Autoridade Certificadora.

DCTF: quais tributos declarar?

Dentre os tributos que devem ser declarados no DCTF os que se destacam são: IRPJ; IRRF; IOF; Contribuição para o PIS/PASEP; COFINS; IPI; CSLL; Cide-Combustível; Cide-Remessa; Contribuição do Plano de Seguridade Social do Servidor Público (CPSS); Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

A DCTF é mensal ou trimestral?

A DCTF é mensal, mas, a cada trimestre o IRPJ e a CSLL devem ser informadas. As pessoas jurídicas devem apresentar a declaração até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores. Em caso de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial a declaração deve ser enviada no mesmo período já citado, posteriormente à realização do evento.

DCTF: quem deve entregar?

A entrega da DCTF é obrigatória para:

  • Pessoas jurídicas de direito privado em geral (excluídas do Simples Nacional);
  • As unidades gestoras de orçamento público e das autarquias;
  • Consórcios que realizam atividades jurídicas em nome próprio;
  • Entidades de fiscalização do exercício profissional (conselhos regionais e federais);
  • Fundos especiais (dotados de personalidade jurídica) relacionados à União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Tribunal de Contas, Ministérios Públicos;
  • As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que fazem parte do regime Simples Nacional e estão sujeitas a pagar a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

É obrigatório fazer a DCTF inativa?

De acordo com a Instrução Normativa RFB 1646/2016, as pessoas jurídicas, em geral, e as demais entidades que estejam inativas ou não tenham débitos a declarar são obrigadas a apresentar a DCTF inativa. É o caso das empresas que não exerceram atividades operacionais, não-operacionais, financeiras ou patrimoniais, nem mesmo no mercado de capitais.

Ao contrário das empresas em atividade, quando inativa, a DCTF torna-se anual, devendo ser entregue somente no início de cada ano-calendário. Ao apresentar a declaração, o CNPJ é mantido na situação ativa.

Mantenha-se em dia com a DCTF

É muito importante manter-se em dia com a DCTF, já que quem não apresenta a declaração nos prazos estipulados ou mesmo a entrega com erros, omissões ou incorreções pode ter que prestar esclarecimentos e está sujeito a multas que podem chegar até 20% do montante dos impostos e contribuições devidas.

Entendeu a importância dessa declaração? Precisa de mais informações ou quer ajuda na área fiscal da sua empresa? Entre em contato conosco!

Facebook
Twitter
Email
Print
Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo