Sped Contábil

sped_contabil_servicos_contabilidade_sao_vicente_contabilidade

Entenda o que é e para que serve o Sped Contábil.

O que é SPED Contábil?

Criado em 2007 pelo governo, o Sped Contábil faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento. Seu objetivo é agilizar por meio da informatização a relação entre o Fisco e o Contribuinte e sua transmissão é feita através do envio de arquivos digitais.

SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. O SPED é uma revolução digital no meio contábil, possibilitando que todas as informações que eram preparadas somente em papel, sejam transportadas para os órgãos fiscalizadores em meio digital.

As empresas passam a fornecer informações minuciosas sobre as suas transações, com isso, a exposição e a transparência na escrituração contábil passam a ser enormes, pois assim o fisco terá acesso rápido a informações detalhadas das empresas. É o que os especialistas chamam de “Big Brother” fiscal.

O SPED, por sua complexidade, exige das empresas de contabilidade um forte investimento em tecnologia, treinamento e constantes atualizações. Ter como parceiro um escritório de contabilidade antenado a todas estas mudanças será determinante para que o empresário evite “dores de cabeça” e possa focar sua atenção no que realmente interessa: no seu negócio.

Qual a finalidade do Sped?

Como já mencionamos, o Sped Contábil foi criado para facilitar a comunicação entre os Contribuintes e o Estado. De forma simplificada, ela unifica as etapas de recepção, validação e armazenamento de livros de registros obrigatórios.

Quais empresas precisam entregar o SPED Contábil?

O Sped Contábil é obrigatório para todas as pessoas jurídicas que precisam manter escrituração contábil, de acordo com a legislação comercial. Conforme o art. 3º da Instrução Normativa RFB n.º 1.774/2017.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa de contabilidade que une tradição e atualização constante. Temos uma equipe de profissionais formada por contadores experientes que poderão auxiliá-lo da melhor forma na transmissão do SPED Contábil da sua empresa. Conte conosco.

Os comentários estão desativados.