Você acha que a folha de pagamento é só um custo ou uma despesa?

Para muitos empreendedores, a folha de pagamento é vista apenas como um dos principais custos fixos da empresa. Entretanto, é possível olhar para esse custo também como uma forma de investimento. Para isso, é necessário fazer uma boa gestão de pagamentos de pessoal, o que reduz bastante problemas relacionados a salários e benefícios, motivando os colaboradores.

Afinal, o que é folha de pagamento e qual sua importância?

A folha de pagamento contém as informações de função e salário de cada um dos colaboradores de uma empresa. É um documento essencial em termos operacionais, contábeis e fiscais. Ela demonstra o salário líquido, bruto, os benefícios e os descontos que são feitos a cada mês.

Para elaborar uma folha de pagamento é preciso muita atenção e organização. Falhas e falta de planejamento podem acarretar em multas, problemas trabalhistas e altos custos para o negócio, além de falta de recursos para pagamento dos funcionários.

Por outro lado, ter uma folha de pagamento precisa e organizada facilita a gestão, agiliza e emissão de relatórios, garante os devidos pagamento e evita gastos desnecessários. Por isso, o empresário deve encarar esse item com responsabilidade e dar o devido valor a ele para que seja um investimento.

Por que a folha de pagamento também pode ser um investimento?

Uma folha de pagamento com uma estrutura de cargos e salários bem definida destaca a posição de cada colaborador em relação ao quadro dos funcionários. Também descreve comissões, ajuda de custo, treinamentos, gratificações e outros benefícios.

É importante que essa estrutura salarial e de atividades na folha de pagamento seja transparente. Assim, os colaboradores saberão o que precisam fazer para crescer na empresa.

Quanto aos benefícios, existem os obrigatórios, ou seja, previstos em lei. O restante é opcional, contudo, ainda assim, é uma boa alternativa para a empresa melhorar seus resultados e se manter competitiva no mercado. Portanto, resta claro que a oferta desses direitos pode ter um caráter estratégico.

Afinal, um funcionário satisfeito com sua remuneração, com os treinamentos, benefícios e recebendo tudo em dia, certamente, produzirá mais e melhor. Além disso, ainda terá menos motivos para procurar outra empresa, já que encontrará meios de se aprimorar e crescer na carreira atuando no mesmo local.

Entre as muitas vantagens conquistadas pela empresa através da organização da folha de pagamento, treinamentos e com a concessão de benefícios estão:

  • melhoria do envolvimento dos colaboradores com a empresa;
  • elevação da produtividade;
  • aumento da motivação da equipe;
  • maior retenção de talentos e diminuição do turnover (rotatividade);
  • alcance de melhores resultados;
  • ambiente de trabalho mais leve e agradável.

Como melhorar os processos de folha de pagamento da empresa?

Cálculos de folha de pagamento, período aquisitivo de licenças, períodos de afastamento, controle de férias, entre outros, são exemplos de demandas atendidas pelo departamento pessoal.

Cada processo engloba uma gama enorme de decretos, regras, leis e peculiaridades e, vários desses processos estão sujeitos a sofrerem alterações e reformulações, sem que se deixem de ser seguidos sistematicamente.

Tudo isso exige automatização, ou seja, um software de controle moderno e confiável. Dessa forma, é possível gerir a folha de pagamento de forma mais assertiva e estratégica, sempre em linha com o planejamento orçamentário do negócio, com economia de tempo e dinheiro.

Assista o vídeo abaixo sobre gestão de pessoas e veja como essa área pode representar uma importante vantagem competitiva para as empresas.

Ainda considera a folha de pagamento apenas uma despesa? Precisa de ajuda com a gestão contábil, financeira e de departamento da sua empresa? Então, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *